Olhares descomprometidos, mas interessados, sobre o Marco de Canaveses. Pontos de vista muitas vezes discordantes, excepto no que é essencial. E quando o essencial está em causa, é difícil assobiar para o lado.
22
Jul 10
publicado por José Carlos Pereira, às 19:45link do post

O presidente da Comissão Política Concelhia do PSD/Marco, Rui Cunha, meu particular amigo desde os bancos da escola secundária, escreveu-nos na sequência do post anterior sobre a actuação das lideranças concelhias de PSD e PS:

 

"Caro Zé Carlos,

Li um comentário teu no Marco 2009 sobre a actividade dos orgãos concelhios de PSD Marco que naturalmente não comentaria se o autor não fosse alguém por quem tenho muita estima.

Devo dizer-te que as instituições sérias e as pessoas ao seu serviço, quando responsáveis, devem agir sempre em conformidade com os interesses de quem servem e não procurando números populares ou situações de emergente protagonismo. Devem assumir posições públicas quando são verdadeiramente úteis e devem fazer o seu trabalho de casa quando este deve ser feito.

Recentemente, como dizes sobre a linha do Douro, houve uma opção do Governo de José Sócrates que consideramos muito lesiva para os marcuenses e o PSD Marco fez tudo o que era possível fazer tentando contrariar tal opção. Mas, mesmo assim, privilegiámos as diligências institucionais, porque essas é que poderiam dar frutos, em lugar de qualquer protagonismo público. Além de missivas emanadas da Comissão Política e dirigidas ao Governo e à Assembleia da República apelando a que a obra de electrificação da linha do Douro não fosse suspensa, fizemos também, através do nosso grupo na Assembleia Municipal, e através dos nossos deputados na Assembleia da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, aprovar por unanimidade, em ambos os casos, dois documentos de teor semelhante apelando igualmente ao Governo e a Assembleia da República que reconsiderassem a obra em causa pela importância que tem para todos nós! E desta forma quisemos ser o suporte partidário ao nosso executivo Camarário numa causa que muito bem tem sabido defender. Estivemos na primeira linha de apoio, inclusive na conferência de imprensa efectuada pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal sobre este tema eu próprio estive presente. O apoio dá-se, não se anuncia!

Ainda em matéria de apoio aos nossos autarcas devo dizer que foi exactamente por onde esta Comissão Política iniciou o seu plano de acções. Tivemos no mês passado um reunião em Soalhães onde além de querermos levar o nosso apoio aos nossos autarcas locais fizemos militante o primeiro representante do PSD na Assembleia de freguesia, exactamente iniciando a consolidação das bases para o futuro. Ainda nesta caminhada temos já marcada para a próxima semana uma reunião semelhante em Banho e Carvalhosa. Ainda em matéria de apoio aos nossos autarcas temos agendado para o outono próximo uma convenção autárquica, entre outras actividades. Mas em matéria de "equilíbrio entre a critica e o apoio ao executivo autárquico", como referes, devo dizer que é matéria que deve ser gerida sempre internamente sob pena de não cumprirmos o nosso dever de dirigentes partidários responsáveis! Esse é um dever do partido e que em público não traz mais-valias. Nós vamos contribuir, sempre, para um Marco melhor e para um país melhor. Não contem com o PSD Marco para ser amorfo ou fratricida! Somos uma equipa de mulheres e homens sérios e empenhados na nossa terra. Não procuramos qualquer evidência estatutária.

Para terminar devo, ainda, dizer-te que ao nível interno estamos a fazer um trabalho importantíssimo que é a actualização das moradas dos nossos militantes que com a nova toponímia se viram privados de informação e contacto pelo partido. São mais de 600 militantes que recebemos nestas condições!

Nomeamos, também, uma coordenadora do secretariado social democrata feminino no concelho dando enfoque ao apelo à militância das mulheres e temos previsto a muito curto prazo dar corpo àquela instituição e à sua dinamização. Estamos, também, a proceder a toda a organização administrativa e financeira do partido como compreendes.

Em relação a tomadas de posição sobre presidenciais, quando o PSD tem o seu candidato escolhido, Prof. Cavaco Silva, e aguarda a sua decisão de formalização, entendo ser absolutamente extemporâneo!

O facto de eu ter sido mandatário de um candidato a líder do PSD que não foi o vencedor, e que em tempo útil assumi convictamente e expliquei as razões, foi uma opção legitima e natural num Partido democrático! Em nada impacta no apoio que dou e darei ao Presidente do meu Partido, Dr. Pedro Passos Coelho, de quem faço a melhor avaliação neste seu início de mandato. Aliás no próximo domingo estarei ao seu lado num evento em Gaia como já estive num jantar em Matosinhos e em Amarante! E, aliás, cada vez tenho mais certezas que será um excelente Primeiro-Ministro. Tem dado provas surpreendentes de responsabilidade, maturidade e liderança. É o que Portugal neste momento precisa! Se isto "é a vida" como dizes, esperavas de mim aquilo que nunca fui! Desordeiro, irresponsável, insensato! Essa não percebi mesmo!

Abraço,

Rui"


De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar neste blog
 
subscrever feeds
blogs SAPO