Olhares descomprometidos, mas interessados, sobre o Marco de Canaveses. Pontos de vista muitas vezes discordantes, excepto no que é essencial. E quando o essencial está em causa, é difícil assobiar para o lado.
05
Fev 11
publicado por João Monteiro Lima, às 00:05link do post | comentar

O economista Pedro Costa e Silva enviou-nos o seguinte comunicado para divulgação:

 

 

Comunicado

Relativamente ao processo eleitoral em curso na Associação Empresarial do Marco de Canaveses e a notícias acerca do assunto na comunicação social, mais especificamente na edição de hoje do jornal “A Verdade” vimos, por este meio, esclarecer todos os associados da AEMARCO, através do seguinte comunicado:

 

1 – Foi solicitado por diversas vezes o acesso ao caderno eleitoral dos associados da AEMARCO, tendo sido sempre negado o acesso aos mesmos. Depois de muitíssimas insistências, fui informado pelo Presidente da Direcção em exercício da AEMARCO (Sr. José Pedro dos Reis) de que a consulta das listas dos associados poderia ser levada a cabo dentro das instalações da AEMARCO, acompanhado por dois funcionários da

Associação (tal como o próprio refere em edição do jornal “A Verdade" da altura). Eis que não é o meu espanto, quando no dia 23 de Dezembro (dia após a realização da Assembleia Geral da AEMARCO para aprovação do Plano de Actividades e Orçamento para o ano de 2011), o Sr. Secretário Geral (Dr. Cláudio Ferreira), funcionário da AEMARCO, me comunica que foi "deliberado pelo Sr. Presidente da Assembleia Geral e pelo Sr. Presidente da Direcção" que esta consulta já não se poderia realizar. Após ter questionado o motivo para tal facto, não me foi apresentado qualquer tipo de justificação, dizendo-me, apenas e só, que assim foi decidido e deliberado pelos atrás mencionados.

 

2 – No dia 19 de Janeiro de 2011, último dia para apresentação das listas candidatas às eleições para a AEMARCO triénio 2011/2013, estavam afixados os cadernos eleitorais na sede da AEMARCO, donde constavam TODOS os associados que faziam parte da lista subscrita pelo associado GINVEST – JOSÉ SOUSA & PEDRO COSTA, LDA. Esta situação foi devidamente testemunhada por mim próprio – Pedro Miguel de Queirós Barbosa Costa e Silva, representante do associado GINVEST – JOSÉ SOUSA & PEDRO COSTA, LDA, pelo Sr. Joaquim Pedro Sousa, representante do associado JOAQUIM PEDRO SOUSA – INFORMÁTICA, EQUIPAMENTOS, TELEC, LDA e ainda pela funcionária da Associação Empresarial do Marco de Canaveses que recepcionou a lista subscrita por Pedro Miguel de Queirós Barbosa Costa e Silva, representante do associado GINVEST – JOSÉ SOUSA & PEDRO COSTA, LDA. Essa situação poderá ser perfeitamente, e de boa fé, confirmada pela referida funcionária da AEMARCO.

 

3 - No dia 20 de Janeiro de 2011, concretamente, às 10, às 11, às 12 horas e às 16 horas, não tinha sido afixada qualquer outra listagem ou caderno eleitoral para além, daquela donde o signatário pode constatar estarem escritos os nomes de TODOS os associados que faziam parte da referida lista candidata aos Órgãos Sociais da AEMARCO para o triénio 2011/2013 e por mim subscrita.

 

4 – No dia 25 de Janeiro de 2011, constato que o caderno eleitoral tinha sido substituído por outro e afixado na sede da AEMARCO, sem que alguns dos associados que faziam parte da minha lista estivessem inscritos no mesmo. Ou seja, os cadernos eleitorais foram simplesmente substituídos por outros.

 

5 – É de lamentar toda esta situação - a “má fé”, os atropelos legais, a desfaçatez e toda a pouca vergonha demonstrada pelos actuais dirigentes da AEMARCO em todo este processo e em particular pelo Presidente em exercício da Assembleia Geral da AEMARCO e candidato, para o mesmo cargo, por outra lista.

 

6 – Certas pessoas, representantes de uma entidade como a AEMARCO, que se querem dignas e “entidade de bem”, não podem socorrer-se destes “estratagemas” e de formas nada transparentes e dignas de condução destes processos nem de quaisquer outros.

 

7 - Os actuais dirigentes da AEMARCO, passando por cima dos regulamentos eleitorais e cometendo diversas ilegalidades em todo este processo eleitoral que se avizinha, rejeitaram a lista liderada por mim às eleições a realizar no próximo dia 19 de Fevereiro. O processo, a partir de agora, está a ser conduzido por advogados.

 

Com dirigentes deste "calibre" é de esperar tudo. A pergunta que coloco é esta: será que há "matérias" a esconder relacionadas com a gestão financeira da AEMARCO, para impedir uma lista concorrente de se candidatar?

Uma das primeiras medidas a tomar, em caso de uma vitória da minha candidatura, seria uma auditoria independente às contas e à gestão financeira da AEMARCO para conhecimento de todos e, em particular, de todos os associados. Será que temiam esta medida? Com esta decisão

tomada pelos actuais dirigentes, de ganhar na secretaria umas eleições em que deveriam ser os associados da AEMARCO de escolher e decidir livremente, com total transparência e democraticidade, quem quereriam ver à frente dos destinos da Associação Empresarial do Marco de Canaveses, é demonstrativo de que têm medo de que certas matérias sejam tornadas públicas.

 

Marco de Canaveses, 04 de Fevereiro de 2011

 

Pedro Costa e Silva

GINVEST – José Sousa & Pedro Costa, Lda

Associado da AEMARCO

tags:

Caro João M. Lima

A "epidemia" alastra-se a olhos vistos,como diria o nosso bom Povo.
Primeiro,na Câmara ao reprovarem por demasiado colectivista,uma proposta do P.S., para um novo regulamneto de atribuição de subsídios.
Depois,nas eleições da Associação dos Bombeiros Voluntários,onde também a "epidemia" entrou.
E agora,este caso nas eleições na AE Marco.
Não há dúvida,a Democracia que o 25 de Abril nos legou,cá no nosso Marco,está realmente gravemente enferma e eu que pensei que o "cancro" estava controlado,afinal deu-se uma recaida e que recaida.
Acredite João Lima,que sou cada vez mais apologista de um bom defumadouro,que creio,poderá livrar o Marco desta malapata.

Cumprimentos
Miguel Fontes
Miguel Fontes a 5 de Fevereiro de 2011 às 02:02

E se eu lhe disser que nada se passou como o Sr Silva diz, fica surpreso? E se eu lhe disser que esta é uma candidatura com vista a alienar a AE Marco, fica surpreso ? Take 1.
Pedro Barros e Costa a 5 de Fevereiro de 2011 às 17:32

O Pedro Costa e Silva, pretenderia alienar a AEMarco?!
Sejamos sérios!
marco loureiro a 8 de Fevereiro de 2011 às 07:06

Como é possivel que esta terra se mantenha com tiques de regime e o povo continue sereno?
Nunca é tarde para acordar...
Acorda MARCO, enquanto é tempo!!!
marco loureiro a 6 de Fevereiro de 2011 às 02:42

E que tal dizer a verdade?
No dia 19 eu vi na sede 2 listas... uma que dizia lista de associados e outra que dizia cadernos eleitorais...

E que tal dizer que a lista do que publica este artigo incluiu pessoas que nem sabiam que eram candidatas?

E que tal falar de assinaturas de quem diz que nem assinou para ir às listas?

Ai se os advogados soubessem disso... estavam quietinhos!

FALEM VERDADE e não usem chavões do tempo do outro senhor que insistem em recordar.
Monteiro a 7 de Fevereiro de 2011 às 21:14

Seria assertivo o Sr Monteiro citar, pelo menos um nome, de alguém que apreceu na lista e não assinou, por amor á verdade
marco loureiro a 8 de Fevereiro de 2011 às 07:10

Em momento oportuno, e quando "os advogados" necessitarem, a verdade será dita e que lá está e não o sabia aparecerá.
Aqui é facil fazer a justiça de alguns e atacar os outros!
monteiro a 8 de Fevereiro de 2011 às 18:25

Era de toda a importância e transparência que o senhor Monteiro mencionasse quais os nomes que aparecem e não assinaram.
Ou será que o senhor se refere a outra lista candidata ?
José Magalhães a 8 de Fevereiro de 2011 às 22:19

Parece-me, de facto, da maior importância que se publicitem os tais nomes que não assinaram e já agora seria esclarecedor saber em que artigo, de que regulamento eleitoral é que se baseou o presidente da assembleia para excluir esta lista.
Eu já li e reli o regulamento e, francamente, não consigo enquadrar a sustentabilidade dessa decisão.
Sem transparência não há democracia e é tão fácil dizer art X do regulamento Y, sem evasivas ou ambiguidades.
Não é bom para os marcuenses que tudo isto caia no esquecimento sem mais nada.
Não tenho nenhum interesse particular em fazer parte da direção da AEM, tenho estima e consideração pelas pessoas que fazem parte dos orgãos da AEM. Mas nunca concordarei com eleições ganhas na "secretaria"- os votos é que fortalecem os eleitos! Isto é democracia meus senhores...
alcinojorge a 8 de Fevereiro de 2011 às 19:50

Não estamos a comentar um texto de autor, participante e "cabeça de lista" de uma lista? de que lista poderia estar a falar?

Quanto a nomes, a seu tempo, e quando fôr necessário, os de quem se fala aparecerão.

Agora, o que eu não reconhecia, era tantos dotes jurídicos a alcinojorge. Para que advogados?
monteiro a 9 de Fevereiro de 2011 às 10:20

Não me está a dar novidade nenhuma..
Pedro Barros e Costa a 8 de Fevereiro de 2011 às 12:14

Parece que há pessoas que se sujeitam a enviar comentários para aqui encomendados por outros, sem sequer assinar com o verdadeiro nome, mas é o nosso Marco, já nada me estranha.
Assim sendo, nem sequer comento certos comentários. Falando com as pessoas da minha lista e com as pessoas que testemunharam a entrega das listas, é fácil de aferir tudo o que está escrito no comunicado.
Por fim, será que a outra lista cumpre com a legalidade? Para tal basta falar com alguns dos elementos que a compõem.
Caros associados da AEMARCO, informem-se e dediquem-se mais tempo a saber se a gestão financeira da nossa Associação Empresarial do Marco de Canaveses é clara e transparente? Informem-se se não haverá pessoas na AEMARCO a servirem-se da associação, quando deveriam era servir a Associação Empresarial do Marco de Canaveses. Uma auditoria às contas da AEMARCO iria revelar algumas surpresas. A AEMARCO é de todos os associados e não de alguns, caros associados.
Pedro Costa e Silva a 8 de Fevereiro de 2011 às 09:05

Gestão financeira clara e transparente? Não sei se sabe, mas devia saber, mas a AEMarco tem certificação de qualidade, renovada anualmente, acho eu...
Mais, mal fica a um técnico da "DOLMEN" dizer que uma entidade que concorre a fundos comunitários e nos ambito dos mesmos será certamente auditoriada, tem wm uma gestão pouco clara. Que atestado de incompetencia aos técnicos do IAPMEI, POPH, SGS, e outros que nem refiro.
E o relatório e contas... vendo as actas, o ser não se pronunciou sobre ele.

Enfim política barata!
monteiro a 9 de Fevereiro de 2011 às 10:25

O que é que a certificação de qualidade tem a ver com a transparência financeira? A renovação é de 2 em 2 anos e audita orocessos..Sr "monteiro"
marco loureiro a 12 de Fevereiro de 2011 às 01:47

Essa do "alienar", confesso que não percebi. Se me explicassem, agradecia!
A funcionária da AEMARCO, poderá confirmar, se estiver de boa fé, o caderno eleitoral que estava na sede da AEMARCO dia 19/02.
Quanto aos elementos da minha lista bastará falar com os próprios.
Quanto aos associados da AEMARCO, que se interessem mais pelo funcionamento interno da associação e que se apercebam do que lá se passa. Afinal a AEMARCO é dos associados e de mais ninguém!
Pedro Costa e Silva a 8 de Fevereiro de 2011 às 17:00

O Sr. Monteiro, que parece ser uma pessoa bem informada dos assuntos internos da AEMARCO, que investigue detalhadamente certos factos... Olhe que eu já tive a "certificação" in loco" de alguns desses factos. E não fui apenas eu, também testemunhas internas o tiveram.
Pedro Costa e Silva a 11 de Fevereiro de 2011 às 12:35

pesquisar neste blog
 
blogs SAPO