Olhares descomprometidos, mas interessados, sobre o Marco de Canaveses. Pontos de vista muitas vezes discordantes, excepto no que é essencial. E quando o essencial está em causa, é difícil assobiar para o lado.
19
Mai 09
publicado por J.M. Coutinho Ribeiro, às 01:18link do post

Verifica-se que, nos últimos tempos, tem emergido uma nova casta de activistas políticos no Marco. Aplaude-se. Sobretudo porque mostra que há uma maior vontade de intervenção e, também, porque sou daqueles que pensam que quem vem atrás pode fazer melhor do que os que por cá andam.

O que já não se aplaude tanto é a sobranceria que algumas pessoas que emergem na política local denotam. Em alguns casos será, apenas, uma questão de voluntarismo em excesso, de rebeldia própria da idade e de alguma inexperiência de posicionamento no espaço público. Nada de grave.

Mais grave é quando a classe que emerge já não é assim tão jovem, esteve hibernada durante muitos anos e, mesmo assim, traz na barriga toda a sabedoria do mundo, fala como se os que cá já andavam nas lutas nunca tivessem existido e fossem uma espécie de aldeões ignorantes.

Não sei por onde andaram tais sábios corajosos quando as lutas eram a doer, não há ainda muito tempo. Muitos deles, era vê-los em fuga, quando alguém que queria abalar o sistema se aproximava. Conviviam alegremente com a ordem vigente, dobravam as costas reverentes ao poder instalado, ansiavam por uma partilha do que havia.

Talvez sintam que é, agora, a hora deles. Pretensão legítima, certamente. Temo, porém, que, na maior parte dos casos, ficarão pelo caminho. E fico a pensar no que será se, por exemplo, as próximas eleições ditarem o regresso de Ferreira Torres. Nesse caso, não deixarei de esboçar um sorriso quando os vir regressar às suas tocas. De costas curvadas. Mais reverentes do que nunca.

 

tags:

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar neste blog
 
subscrever feeds
blogs SAPO