Olhares descomprometidos, mas interessados, sobre o Marco de Canaveses. Pontos de vista muitas vezes discordantes, excepto no que é essencial. E quando o essencial está em causa, é difícil assobiar para o lado.
20
Mai 09
publicado por J.M. Coutinho Ribeiro, às 23:06link do post | comentar

Conheço António Varela desde 1975. É meu tio (casado com a minha tia mais nova), foi meu explicador de Filosofia no Secundário e tivemos sempre uma excelente relação. Advogado que não exerce há uns anos, Varela vive no meio dos seus milhares de livros, de preferência na sua casa de Soalhães. É um verdadeiro intelectual. Não exagerarei se disser que, sozinho, é mais culto do que os seus adversários todos juntos e confesso que algumas vezes o provoco só para o ouvir dissertar sobre matérias que não domino.

Com tais características, dificilmente se vê António Varela como presidente de Câmara, pelo menos no conceito tradicional. Mas, como candidato da CDU, Varela não corre verdadeiramente para a presidência da Câmara do Marco, ainda que, como vereador da oposição, fosse uma aposta segura pela sua combatividade, pela sua integridade e pela forma como se prepara para os problemas. Presumo que também não chegará lá.

Nem por isso, contudo, a sua candidatura será em vão: com ele, estou certo que haverá janelas de oportunidade para candidatos jovens, que não deixarão de ser cativados pela sua afabilidade, pelo ardor com que defende convicções e pela sua forma elevada de estar na política. A grande vantagem da candidatura deste alentejano de Serpa será a da pedagogia que vai introduzir na campanha. O Marco ficará a ganhar, seguramente.

Confirma-se que João Monteiro Lima (nosso colega de blogue) será o candidato da CDU à Assembleia Municipal. Para além de ser uma excelente pessoa, Lima é, como ainda ontem à noite me dizia um adversário insuspeito, um dos melhores deputados da actual AM.

Com esta dupla - uma dupla onde a ortodoxia não parece fazer escola - a CDU arrisca-se a ter no Marco um excelente resultado.

 

 


Caros: Não se conegue uma foto da candidato? Confesso que fiquei com interesse nesta candidatura.
Um abraço.CS
Carlos Soares a 20 de Maio de 2009 às 23:31

Acho que tenho para ali uma, mas para aí de 1980. E não teno scanner aqui.

Assino por baixo. Conheço há muitos anos António Varela, de Soalhães e do Porto, onde nos cruzámos por salas de cinema e por um ou outro convívio, e concordo que ele é uma excelente escolha para a CDU. Pelas suas qualidades humanas e intelectuais e por demonstrar que a CDU consegue surpreender e cativar novos protagonistas.
Também considero que o nosso colega de blogue João Monteiro Lima é a melhor opção da CDU para liderar a lista à Assembleia. A sua voz faria falta à Assembleia Municipal.
José Carlos Pereira a 20 de Maio de 2009 às 23:41

Caros Amigos,
Agradeço as palavras. É gratificante saber que é há quem, independentemente de concordar ou não connosco, faça uma avaliação positiva do nosso trabalho.
Obviamente os meus amigos fazem falta na AM ou na CM espero que o regresso esteja para breve.
Quanto à possibilidade que Coutinho Ribeiro coloca (da CDU vir a ter um excelente resultado) só espero que se venha a confirmar.

Estou certo que vai ter!

Nunca tive oportunidade de assistir a uma sessão da Assembleia Municipal, mas pelo que leio, J. Lima "faria falta" naquele órgão, mas também ouço e não só, que o Marco não devia prescindir do contributo de José Carlos! Uma opinião suportada na opinião de muitos.
antonio ferreira a 21 de Maio de 2009 às 00:01

Pois, é uma pena, uma pena :-)

Palavras simpáticas as suas, caro António Ferreira.

Resultado da votação na Escola Preparatória do Marco:
Prof. Tavares vence Prof. Tó
Educadora Helena derrotada nas duas primeiras votações. Foram precisas trés votações para se chegar a um "veredicto".
1ª votação: Prof. Tó 8 votos, Prof. Tavares 6 e Educ. Helena 6
2ª para desempate: Prof. Tavares 15 votos Educ. Helena 6
Votação final: Prof. Tavares 13 Prof. Tó 8
joaquim a 21 de Maio de 2009 às 22:01

A Educadora Helena não foi derrotada nas duas primeiras eleições, ficou empata com o Tavares, com 6 votos.
Não é estranho que nessa primeira votação a soma dos votos dá 20 e na segunda dá 21?
caminhos a 22 de Maio de 2009 às 09:11

Não tem relação com o post, mas poderá ser anunciado. Foi hoje eleito, como novo director do agrupamento de escolas de marco de canaveses, o prof. tavares
Miguel a 21 de Maio de 2009 às 21:34

Realmente, ficou provado que nem todos os Presidentes executivos em funções as mantêm. O Miguel que,incialmente, era anónimo, deve estar feliz. só que eu tambem estou. Sabem o que é sair do trbalho às 15h, ter empregada doméstica a tempo inteiro, casa de férias e não ter dívidas? pois é a minha vida, e a partir de aqui cada u que se amanhe.
maria helena alves a 22 de Maio de 2009 às 00:49

à consideração de ser ou nao publicado:

Cara Helena, nao estou feliz nem triste. Nunca trabalhei e dificilmente trabalharei naquela Escola, por isso não tem qualquer relevância, para a minha pessoa, o vencedor da eleição. Mas deixe-me dizer uma coisa: se está tão feliz por sair as 15h, ter empregada, casas, ... porque concorreu? ´Só descobriu que tinha isso tudo no final das eleições? 7
Miguel a 22 de Maio de 2009 às 11:05

Precisamente, não foi pelo beneficio económico que é irrisório. Após muita formação académica na área de Administração Escolar pensei (e não estava só nesta ideia) que poderia contribuir para melhorar as condições de funcionamento do Agrupamento assim como participar na construção de um sistema educativo de mais qualidade. Exerci um direito de cidadania de que me orgulho. Que em termos pessoais e familiares fiquei a ganhar não ganhando este concurso, não tenha dúvidas. Lá porque tenho uma vida de qualidade acima da de muitos portugueses nunca me esquivei ao trabalho continuando a frequentar a universidade, onde faço um doutoramento (questão incómoda para muita gente) e tendo muitas outras actividades que me dão prazer e que só a mim dizem respeito. Também não achincalhei ninguém durante a candidatura como fez você e outros que tais. Por isso, e pelo menos em educação também me parece que estou um pouco acima do seu nível.
caminhos a 22 de Maio de 2009 às 13:29

Cara Helena nunca achincalhei ninguém.
Se o fiz, terei todo o prazer em pedir desculpa publicamente. indique-me a situação, por favor


António Varela, não conheço de todo, por isso abstenho-me de comentar. Quanto ao João, pelo que já aqui bastamente escrevi, está tudo mais que dito pela minha parte, quanto à pessoa e quanto à sua intervenção politica. O João é sem dúvida uma das mais valias da actual AM e continuará a sê-lo no futuro, estou certo, em favor da pluralidade democrática. Digo-o sem tibiezas, mesmo sendo público o meu apoio Norberto Soares na candidatura do movimento 'Um Marco de Verdade' à CM Marco, porque sou pela diversidade de ideias e ideais, assim é a democracia.
Nuno Pinto a 22 de Maio de 2009 às 19:40

Caro Amigo Nuno,
Terás oportunidade de conhecer António Varela, verás que o que CR escreveu corresponde à verdade.
Quanto ao que escreveste sobre mim, tenho que agradecer e dar a garantia que tudo farei para que haja cada vez mais democracia no Marco.

pesquisar neste blog
 
blogs SAPO