Olhares descomprometidos, mas interessados, sobre o Marco de Canaveses. Pontos de vista muitas vezes discordantes, excepto no que é essencial. E quando o essencial está em causa, é difícil assobiar para o lado.
09
Jul 09
publicado por João Monteiro Lima, às 20:05link do post | comentar

Ao ler um escrito no blogue de Norberto Soares (candidato que situo no campo democárático) a admiração tomou conta de mim.

Embora ache que o texto não tenha sido escrito por NS, as responsabilidades do que foi escrito devem ser atribuídas ao agora candidato independente, dado ser o seu nome o que consta como sendo o autor (note-se que a determinada altura do texto é feita uma referência a NS na 3ª pessoa, sendo que se o autor fosse o próprio NS a referência seria feita na 1ª pessoa do singular).

No texto é dito que o Coutinho Ribeiro (também  tratado por “personagem”) ao projectar uma bipolarização entre Manuel Moreira e Ferreira Torres, estaria a ter uma atitude antidemocrática.

Ora, numa sociedade democrática, há que aceitar as opiniões dos outros mesmo que diferentes das nossas e antidemocrático é a não-aceitação de opiniões contrárias.Diariamente ouvimos que as alternativas de governo do País não passam de uma alternância entre PS e PSD e dessas opiniões não ouvimos a menor crítica.

A opinião de CR é apenas isso, uma opinião, que poderá ser discutível, sendo que é das mais defendidas entre os marcoenses com quem falo diariamente. CR tem opiniões que diferem da minha, e não é isso que me faz desconsiderar nem a opinião nem a pessoa, muito pelo contrário.

Termos como “retrospectiva” e “anteriores experiências” levaram-me a tempos em que alguns candidatos (obviamente excluo António Varela e Artur Melo) estavam demasiado próximos do “poder”, outros eram “o poder” e detinham “grande capacidade económica”, tempos de promessas e obras sem sentido, de dinheiros esbanjados “a torto e a direito”, de milhões gastos num clube que caminhava para o abismo.

Recuei a 2001, quando juntamente com CR, Filipe Baldaia, Nuno Lameiras, Artur Melo e outros marcoenses nos batíamos pela democracia no Marco. Obviamente longe da mesa do Poder instalado.

Não éramos muitos no início, mas aos poucos fomos sendo cada vez mais os que estávamos contra o regime da altura, éramos apontados, muitos ofendidos e caluniados, outros ameaçados e agredidos, mas isso não nos demoveu de lutar para ter um Marco democrático.

E quem era pela democracia e quem aceitava opiniões contrárias, nessa altura?


Acho que confundiram tudo. O blog é da campanha de Norberto Soares e do seu movimento e pelo li, foi escrito como muito bem fez referência, na terceira pessoa, logo se depreende que o autor da prosa não foi o Norberto, mas o seu Movimento Marco de Verdade.
De resto, não entendo o João Lima quando se refer a uma atitude antidemocrática. Ora se há cinco candidatos e Coutinho Ribeiro arruma com três, é uma atitude antidemocrática porque o blog Marco 2009 é público e participativo.
Com o mesmo direito com que Coutinho Ribeiro arrumou com três candidatos e essa é a sua opinião que respeito, o Movimento Marco de Verdade, dando a cara, respondeu e a sua opinião que também deve ser respeitada.
Não vi qualquer falta de respeito em relação a Coutinho Ribeiro, muito pelo contrário. Agora nem o Coutinho Ribeiro nem qualquer outra pessoa podem pensar que são os donos da verdade e que os outros devem comer e calar.
Já há muito que sinto neste espaço um certa animosidade em relação a Norberto Soares e por parte de Coutinho Ribeiro. Não sei o que existe entre eles, mas que há coisa hà.
Em relação à resposta de Coutinho Ribeiro direi que nunca se pergunta se o nosso opositor quer resposta dá-se logo, porque doutra forma fica no ar a dúvida e isso não é bonito. Fez muito bem Norberto Soares não responder nem se envolver em questúnculas que em nada digificam estas duas personagens (perdoem-me personagens, mas parece-me que isto não é ofensivo, são de facto duas grandes personegens)
Democracia é saber respeitar a opinião dos outros e não exigir o seu silêncio,
Telmo Ferraz a 10 de Julho de 2009 às 23:14

pesquisar neste blog
 
blogs SAPO