Olhares descomprometidos, mas interessados, sobre o Marco de Canaveses. Pontos de vista muitas vezes discordantes, excepto no que é essencial. E quando o essencial está em causa, é difícil assobiar para o lado.
12
Jul 09
publicado por J.M. Coutinho Ribeiro, às 22:06link do post | comentar

Manda a clareza que explique desde já: a partir de hoje, o que escrever por aqui terá de ser lido num contexto diferente do que havia até agora: acordei com o presidente Manuel Moreira que seria o seu mandatário nas próximas eleições autárquicas.

Este é um passo que poderia ter evitado. Mas há momentos em que a nossa intervenção cívica e política exige mais envolvimento do que dar opinião nos blogues ou dar algum conforto aos candidatos que querem o melhor para o Marco. Indisponível para as listas, concluímos que esta seria uma solução de compromisso que começa agora e terminará no dia das eleições.

Um compromisso que tem a ver com a necessidade de ajudar a evitar um regresso ao passado e com o facto de sentir que Manuel Moreira é o único candidato capaz de evitá-lo. Empenhadamente, pois, ao lado de Manuel Moreira. Com votos de que a campanha siga com elevação. Farei tudo por isso, acreditem.

 


Sinceramente não gostei da notícia que o Coutinho Ribeiro acabou de dar porque,apesar de eu ser um simpatizante do PPD de Sá Carneiro desde a primeira hora,não morro de amores por Manuel Moreira.Agora tenho um pressentimento que isto vai prejudicar Ferreira Torres e beneficiar Norberto Soares.Penso até que a bipolarizaçao vai passar a fazer-se entre Manuel Moreira(Coutinho Ribeiro) e Norberto Soares.Prevejo ainda que vem aí chumbo grosso com origem em Soalhães e que possivelmente estender-se-á ao resto do Concelho,o que será muito benéfico para Norberto Soares que terá a sua candidatura fortalecida.
António F.Oliveira a 13 de Julho de 2009 às 01:22

Caro António F. Oliveira:
Condfesso que, desta vez, na entendi o seu raciocínio. Desde logo, porque não vejo em que é que o facto de juntar esforços a Manuel Moreira vai beneficiar Norberto Soares; depois, porque, sendo V. apoiante de NS acha que a notícia é má; por fim, não percebo a ideia do chumbo grosso com origem em Soalhães.
Por outro lado, que fique claro: Não se pode falar em «Manuel Moreira (Coutinho Ribeiro)» Se Manuel Moreira ganhar - como espero - o mérito será todo dele; se perder, eu limitar-me-ei a aceitar a minha parte na derrota. Democraticamente.

A ideia do chumbo grosso com origem em Soalhães advém do seu post : Ai, Norberto,Norberto... que me pareceu esconder uma certa animosidade existente entre o Coutinho Ribeiro e o Norberto Soares.Se não existe tal animosidade,desde já peço desculpa.
Quando refiro que não morro de amores por Manuel Moreira,essa referência tem mais a ver com questões pontuais relacionadas com V.B.de Quires.
Quando o Coutinho Ribeiro refere o lado pior e a ausência de um lado melhor,creio que também estava a referir-se a mim.Que eu tenho um lado pior,é verdade,tenho! toda a gente tem! quanto a um possível lado melhor,esse julgamento não é da minha competência porque ninguém é bom juiz em causa própria,mas gostaria de ter um juiz isento a julgar-me.

Caro António:
Da minha parte não há qualquer animosidade em relação a Norberto. SOmos amigos de há muitos anos. Se não houve quando eu fui candidato à Câmara e ele era nº 2 de Ferreira Torres, por que haveria de existir agora?
E por que raio haveria de estar a referir-me a si, quando falo de lado bom e de lado mau? Isso todos nós temos e eu de juiz não tenho nada. De resto, de si, só posso louvar a amabilidade com que tem passado por aqui (e nos outros sítios por onde ando) e a forma clara com que decidiu apoiar Norberto Soares.

Quanto ao chumbo grosso, meu Caro António, não percebo por que há-de vir. Não sou livre de fazer as minhas opções? Em qualquer caso, se vier, eu cá estarei. Nunca andei na tropa, mas nunca fui de andar a fugir às balas. Quando tem que ser, é.

Caro Dr. Coutinho Ribeiro

Como diz o meu amigo "manda a clareza" e acrescento eu, e a honestidade intelectual também, que ao aceitar o honroso cargo para que foi convidado, possa agora deixar de se empenhar na dita "bipolarização" de candidaturas. Agora está tudo muito mais claro e já compreendemos melhor algumas coisas, ou não será assim meu caro Doutor?
Um abraço

José António
José Antonio a 13 de Julho de 2009 às 01:25

Não será assim, Meu Caro José António. Desde logo, porque eu não me empenhei na dita "bipolarização" - a bipolarização vai existir, independentemente de eu a querer ou não. Limito-me a olhar à volta e perceber os sinais.
E não se apresse a entender o que não há. Se olhar para trás, verá que a ideia da bipolarização Moreira-Torres que por aqui lancei nasceu antes do primeiro contacto com Manuel Moreira, numa altura em que estava fora de qualquer hipótese o meu envolvimento activo na luta.
E,. se quer que lhe diga, preferia que a dita bipolarização não existisse.
Um abraço cr

Só para saber, Meu Caro José António: Vexa é o o mesmo comentador com o mesmo nome que, muito menos cordialmente, comenta noutros bogues? É só para saber...

Senhor Doutor Coutinho Ribeiro, o sr. fez bem em assumir o apoio ao dr. Manuel Moreira. Será que como jurista explica se é crime ser do PSD, mandatário de Moreira e residente fora do Marco? Há quem ache que sim, mas onde mora o candidato dr. Melo e o mandatário? Não é no Porto?
E o sr. Avelino e o dr. Monteiro Rocha? e o sr. António Coutinho?
O senhor passou de bestial a ..., porque tirou a fotografia com o dr. Melo e apoia o dr. Manuel Moreira
Jorge Correia a 13 de Julho de 2009 às 10:34

Jorge Correia referiu aqui alguns nomes de candidatos não residentes no Marco.Eu acrescento que existem outros candidatos residentes no Marco,entre os quais destaco NORBERTO SOARES,e se é necessário captar a confiança dos jovens,NORBERTO SOARES é o candidato ideal para esse efeito porque é um exemplo de educação,de serenidade,de saber estar na vida e sobretudo um exemplo de bom chefe de família.Se estivéssemos na América de BARACK OBAMA , Norberto Soares já estava eleito.

Obrigado, Caro Jorge Correia:
Eu passei de bestial a besta, porque há pessoas que nos acham bestiais quando concordamos com elas, e bestas quando fazemos outras opções.
Há pessoas que, sendo militantes de partidos democráticos, denotam que têm um pequeno Ferreira Torres dentro de si. E o lado pior. Porque, o melhor, nem esse têm.
E essa de viver fora ou no Marco é, realmente, de cabo-de-esquadra...

Aproveito a oportunidade para o felicitar por ter aceite ser mandatário da campanha do PSD às próximas eleições, acredito que consigo por perto o meu voto será ainda mais claro em MM.

Quanto à bipolarização e às ondas de indignação que criou é difícil de perceber, como se fosse crime ter esta opinião , mas enfim é a politica que temos...

Desejo-lhe uma boa campanha e saiba que estarei sempre por perto.
Cristiano Moreira a 13 de Julho de 2009 às 12:41

Obrigado, Cristiano. Sei que andará por perto, sim.

Ai, Quim Manel , Quim Manel :
Ao contrário do que possam pensar ou dizer alguns dos habituais comentadores deste e doutros, espaços na blogsfera , não estou indignada com a tua actual postura. Estou, isso sim estupefacta. Quando rebobinei conversas que tivemos, públicas e privadas, artigos que escreveste, principalmente no Anónimo e no Facebook , só posso concluir que mudaste de opinião muito depressa e demonstras alguma incoerência. É quase, ouve para o que eu digo não olhes para o que eu faço.
Tenho como privadas algumas coisas que escreveste e a minha educação não me permite reproduzi-las mas apetece-me perguntar-te, queres que eu diga? Queres, Quim Manel ?
Quanto ao resto, não há indignação nenhuma, nem da minha parte nem de muitos dos apoiantes de Norberto Soares, na minha humilde opinião foi mais um tiro no pé para o PSD.
mariahelenalves a 13 de Julho de 2009 às 14:19

Helena, se queres revelar conversas privadas, é contigo.
Quanto ao mais, acredita que tudo isto está a divertir-me muito. Já esperava este tipo de reacções, vindas de quem achava que o facto de eu comentar a política local limitava a minha capacidade de intervenção. Mas não: os meus direitos de intervenção política estão intactos.
E o facto de eu ter criticado Manuel Moreira não impede que me empenhe na sua reeleição. Tenho pena: apesar das críticas que lhe faço, acho que é a melhor solução para o Marco de entre todas as que se apresentam. Tenho pena que os demais candidatos não tenham conseguido convencer-me. Além de que apoiar o candidato do meu partido não me parece ser uma coisa assim tão extraordinária, num momento em que esse mesmo candidato está a ser bombardeado pelos "companheiros" do costume.

Creio que sabes que nunca o faria, só quis que provasses o mesmo veneno que deste ao Norberto.

Eu sou um provocador, Helena, mas não tenho veneno para dar a provar a ninguém.

Também critiquei algumas coisas do mandato de MM, mas isso não me impede de votar nele de novo.
Será que os socialistas que constantemente criticam o Eng. Sócrates ficam impedidos de votar nele nas próximas eleições legislativas?
Será que deixarão de ser coerentes?

Será que se os outros candidatos forem eleitos, não terão direito a criticas dos que os elegeram?

Não estar de acordo e alguns momentos não significa que se está contra em tudo.
Cristiano Moreira a 13 de Julho de 2009 às 18:04

CR , serei breve, que por aqui já muito se escreveu sobre o caso, por isso lhe direi apenas que neste momento ficou claro que a sua 'objectividade' (sobre a qual já aqui bastamente escrevi) tem exactamente o mesmo valor que a de qualquer outro que esteja envolvido nesta campanha eleitoral, ser objectivo é dificílimo , quando se é ao mesmo tempo parcial na causa, então é 'cientificamente' impossível. Fez a sua escolha, tem a sua maneira própria de ver a politica local (o homem e as suas idiossincrasias ), posso não concordar e não concordo com muitas delas, contudo de tudo resta a sensação de que agora sim as coisas estão, como diz, mais claras, sabemos quem defende e de que forma, sobre a coerência (no tempo e na substância) dessa defesa todos temos opinião e a minha interessará pouco a quem nos lê e se calhar um pouco mais ao CR , desculpe a imodéstia, mas nesse campo acho que já estamos conversados.
Nuno Pinto a 14 de Julho de 2009 às 11:25

A sua opinião conta sempre, pelo menos para mim. E, como é óbvio, aquilo que eu escrever por aqui, a partir de agopra, terá de ser lido noutro contexto. Foi isso mesmo o que eu disse, quando anunciei que era mandatário de Manuel Moreira.
Sobre a coerência, sí isto: em primiero lugar, acho que essa não é a principal virtude do ser humano. Prefiro-lhe a decência ou a lealdade. Em segundo lugar, împorta perceber que a luta política no Marco não começou com a era dos blogues - é muito mais antiga. E a coerência tem de ser aferida pelo trajecto no seu conjunto.
Um abraço

"NORBERTO SOARES JÁ TEM CARTAZES


Os primeiros cartazes de Norberto Soares (Movimento Marco de Verdade) já começaram a ser colocados.
Como a nossa "máquina" é constituída por voluntários, gente de trabalho e livre de interesses, mas que consegue arranjar algum tempo para este tipo de função, os cartazes não foram colocados todos num só dia, vamos no entanto, tentar, dentro do mais breve espaço de tempo possível, encher o Concelho com a nossa imagem de marca. Não podiamos todavia, deixar de os mostrar neste nosso espaço. "

Caros Coutinho Ribeiro e JCP, apenas deixo este comentário para que me possa ser esclarecida uma dúvida. Se for possivel claro.
Será verdade que estes voluntários são mesmo ligados a uma empresa Marcoense que trabalha muito para os lados de Gondomar? pelo menos é o que ouço dizer. grato pela vossa atenção.
Mário Brás a 16 de Julho de 2009 às 17:57

pesquisar neste blog
 
blogs SAPO