Olhares descomprometidos, mas interessados, sobre o Marco de Canaveses. Pontos de vista muitas vezes discordantes, excepto no que é essencial. E quando o essencial está em causa, é difícil assobiar para o lado.
22
Jul 09
publicado por José Carlos Pereira, às 08:45link do post | comentar

No início da madrugada de terça-feira, após a sessão da Assembleia Municipal, quem passasse em frente ao edifício da Câmara poderia ver à conversa Norberto Soares, Cláudio Ferreira, actual deputado municipal do CDS e anunciado número dois de Norberto, João Monteiro Lima, líder da CDU na Assembleia, e eu próprio. Por ali estivemos durante cerca de uma hora, numa conversa franca e aberta sobre o passado recente e o futuro próximo.

Quando vejo por vezes comentários e opiniões acirradas sobre as próximas eleições, não é de mais esperar que os apoiantes sigam o exemplo dos intervenientes políticos. Independentemente das convicções de cada um, a elevação e a convivência democrática exigem tolerância entre todos aqueles que procuram o melhor para o concelho. Desde que respeitem as regras do jogo.


Senhor Moderador:
Os seus artigos de opinião sempre me interessaram.
Ainda não entendi lá muito bem onde paira a sua convicção política, pois o senhor era do PSD e agora pelo que ouvi dizer é do PS (fiquei triste, pois tinha de si uma ideia de um homem de convicções fortes).
Também ainda não entendi como o senhor não integra nenhuma lista à Câmara Municipal. Porque será?
Muito deve este blog às suas intervenções e aos seus artigos sempre actuais sobre a realidade marcoense .
E, já agora como Soalhense , nascido e criado por essas serras verdes, nunca lhe suscitou curiosidade às perguntas que a seguir colocarei à Senhora Presidente da Junta, que quer ficar com a sua Gente, daí a sua tão esperada recandidatura.
A Cristina é uma candidata jovem, daí que deveria pensar que a imagem, a dignidade, a confiança de uma terra está no agora, pois é com o presente que se faz um futuro melhor. Mas Soalhães está conotada como a freguesia dos rendimentos minimos. Pois já há pessoas que se recenciam apenas na freguesia para obter o tal papel para rquerer o dito subsidio. Não nos esqueçamos que a Cristina ainda não explicou porque razão Soalhães não tem médico diário. Ora, quando a Cristina ficou com a pasta da Junta, a freguesia tinha médico, e se gostasse ou não da simpatia e arrogancia do Dr. Felisberto, este era sempre um medico diário de que Soalhães necessitava.
Mas afinal, a Cristina não é uma presidente para servir os interesses dos Soalhenses ? Que interesses está ela a servir?
No entanto, tem-se uma candidatura em que o lema será: um por todos e todos por um, ou seja, a junta por todos, e a associação recreativa pela junta. Vai ser o verdadeiro casamento.
Nunca houve uma Junta que tantos atestados de pobreza passou. Em Soalhães , um quarto ou mais da população é pobre porque teve atestado da Junta e recebe rendimento minimo.
A presidente da Junta deveria ser investigada por tantos atestados para se verificar da sua seriedade e veracidade. Afinal, quem sai prejudicado com tudo isto são os portugueses que pagam os impostos.
Mas afinal o que a Cristina fez por Soalhães, além de atestar a sua pobreza? Fez os percursos pedestres, que são uma obra fantástica.
E mais...
E mais...
Afinal, não há mais nada?...
É que as restantes obras, caso não saibam já vinham de projectos da anterior Junta. Não eram projectos desta Junta.
Porque a Folhada tem uma carrinha ao serviço da Junta, e Soalhães não tem.
Porque a Cristina deixou fugir a escola para Rio de Galinhas.
Onde está o Polidesportivo.
Até a Farmácia ela deixou fugir, para o Marco. Como é que a Cristina nada fez por Mirás e terras atá à Ribela , que tem os lençois freáticos contaminados e poluidos devido ao Matadouro de baixo.
O que fez a Junta por uma familia que ficou sem casa no Fojo , devido a um incendio. Onde está a onda de solidariedade. Será que isso não é pobreza extrema? A junta, neste caso, deu algum brinquedo às crianças. Afinal a Cristina não trabalha num centro social de solidariedade?
E os nomes de ruas que se deu em Soalhães, sem nexo algum pelo local. E transformar caminhos publicos em privados sem observância legal.
A Cristina está na política não para servir os interesses de Soalhães , mas para se servir a ela mesma.
Já agora por conhecimento pessoal? Alguem sabe onde era a "Viela dos Defuntos" em Quintã? ...... Pois, é onde a Cristina construíu a sua casa. Só foi por curiosidade mesmo, pos quem não construia lá casa era eu, pois decerteza que está assombrada, por tanto morto que pir lá passou.
Mas assombrada mesmo, está a recandidatura da Cristina, que poderá começar a explicar a pobreza que atesta em Soalhães.
Calheiros a 22 de Julho de 2009 às 11:15

Calheiros assinou um comentário neste blogue ao post "A apresentação de Manuel Moreira" com um texto parecido e assinou Luis Francisco Teles Monterroso Cyrne . Em que ficamos? Calheiros ou Cyrne ?
Se se desse ao trabalho de ler os textos iniciais do blogue encontraria escritos meus em que descrevo, e procuro explicar, o meu percurso político e ideológico.
Quanto ao resto, comentei o que entendi no referido post .

Senhor José Carlos Pereira, se o meu nome tem assim tanto interesse, eu lhe digo que que sou Luis Francisco Teles Monterroso Cyrne de Calheiros.
Ficou esclarecido?
Calheiros a 22 de Julho de 2009 às 20:11

Não podia ficar mais esclarecido.

Caro JCP com os que referiu no seu post é fácil manter uma conversa elevada, mesmo divergindo nas opiniões, conheço-os a todos e estimo-os por igual por isso. Aqui da minha parte sempre tentei manter a elevação na minha argumentação, quer se concorde com ela ou não. Mas este 'jogo' está viciado, pois outros a cobro de anonimatos ou quase-anonimatos (imaginação para inventar nomes não tem faltado...) dizem o que querem, sobre quem querem, sem que nunca possam ser confrontados com as suas opiniões/acusações. Quando o jogo está viciado desta forma não é fácil manter o fair-play, mesmo assim cá vou resistindo. Mas que este jogo está viciado está, que impere a boa educação pelo menos...
Nuno Pinto a 22 de Julho de 2009 às 12:33

Por isso estivemos à conversa, caro Nuno.

Mas alguém esperava de Norberto Soares, outra coisa que não fosse educação e fair play? Só se não o conhecesse...
mariahelenalves a 22 de Julho de 2009 às 15:45

Desculpem, digo o mesmo de todos os outros três intervenientes na dita conversa. Cumprimentos a todos e parabéns ao João Lima e ao Zé Carlos Pereira pelas intervenções que tiveram durante este mandato.

Retribuo os cumprimentos.

Agradeço as simpaticas palavras.

Ó Calheiros, cala o bico, já toda a gente sabe quem és, és lacaio do Ferreira Torres e o Barão ajudou-te nas informações sobre Soalhães . O Barão é um traidor que cuspiu no prato onde comeu e o Ferreira Torres tem a cabeça a prémio há muito tempo, são os Bancos, os Tribunais, e até alguns particulares. Agora que está na bancarrota queria vir encher-se à custa do Marco, novamente.
José Maria Albuquerque a 22 de Julho de 2009 às 16:04

O José Vieira Barão integrou os executivos de Norberto Soares na Junta de Soalhães, sucedeu-lhe em 2001 e perdeu para Cristina Vieira as últimas eleições. Desconheço se apoia Norberto Soares ou Ferreira Torres, que sempre defendeu na Assembleia Municipal no mandato anterior, mas a política é, ou devia ser, demasiado nobre para ser confundida com cuspidelas e traições, ao contrário do que diz o leitor. Aí já não falamos de política.

O Barão está com Ferreira Torres. Candidato a quê ninguém sabe,ainda, mas o papel de espião já tem com certeza.
José Maria Albuquerque a 22 de Julho de 2009 às 19:56

Senhor José Carlos Pereira não entendo o que lhe aconteceu nestas autarquicas, pois foi preterido de qualquer uma das listas. Pois me parece que não tem feito os deveres de casa para que isso possa ter sucedido. Já viu que nem para um lugar inelegível na lista do Artur o quiseram. Porque será?
Pois eu conheço pessoas na política que por lá andam para desfilar as suas vaidades.
Penso que bem esteve O Artur porque soube escolher a dedo os seus elementos.
Calheiros a 22 de Julho de 2009 às 20:07

É verdade. Estou pesaroso.

Li por ai que andam preocupados com as listas do PSD. Despreocupem-se. A Distrital avocou o processo a si é verdade. Mas, está tudo no caminho certo. Preocupem-se com as vossas candidaturas, essas sim, que devem estar a dar muitas dores de cabeça a muita gente.
Joaquim a 22 de Julho de 2009 às 19:03

O Joaquim não estará a falar para mim, mas sei a que se refere. O PSD/Porto avocou a constituição das listas para dar carta branca a Manuel Moreira e, desse modo, ultrapassar os bloqueios da concelhia. Não é isso?

pesquisar neste blog
 
blogs SAPO