Olhares descomprometidos, mas interessados, sobre o Marco de Canaveses. Pontos de vista muitas vezes discordantes, excepto no que é essencial. E quando o essencial está em causa, é difícil assobiar para o lado.
25
Jul 09
publicado por João Monteiro Lima, às 11:00link do post | comentar

Na quinta-feira começou, em Baião, mais uma edição (a 4ª) do Festival do Anho Assado e Arroz no Forno, na Feira do Tijelinho. À mesma hora teve início, no Marco, a 2ª Festa da Cerveja, da Francesinha e dos Bons Petiscos na zona envolvente ao Parque Radical.

Duas ideias que deixo às organizações:

1ª ideia: Tentarem acordar datas distintas para a realização de eventos deste género. Com datas diferentes, os visitantes seriam mais em cada uma das iniciativas;

A 2ª ideia: mais virada para as iniciativas de carácter gastronómico que se realizam no Marco: porque não seguir o exemplo de Baião no que se refere à promoção dos produtos locais? No Festival do Anho Assado, em Baião, segundo me foi dito no local, as bebidas resumem-se a vinho produzido no concelho, a água e a citrinos da Pála. Nada de outros sumos, ou produtos de outros concelhos. Porque não fazer o mesmo no Festival do Anho Assado no Marco, e promover mais o que se produz no Marco?

Uma sugestão final para os leitores que venham a visitar o Festival do Anho Assado em Baião, para visitarem o stand dos Licores de Baião e se deliciarem (e porque não, comprarem) os magnifícos licores feitos por duas boas amigas.


Concordo que esta sobreposição não beneficia ninguém. E também penso que esta "importação" da Festa da Cerveja, da Francesinha e dos Bons Petiscos tem pouco que ver com a nossa realidade local. Esta festa decorre no Marco como em muitos outros sítios. É mais animação do que gastronomia.
A ideia de promover os produtos locais é a mais acertada - em Baião também promovem, por exemplo, os enchidos, o doce da Teixeira e o espumante produzido no concelho.
José Carlos Pereira a 25 de Julho de 2009 às 16:14

Se nós importamos todos os dias um Presidente de Coimbrões-Santa Marinha, porque não importarmos também a festa da cerveja, da francesinha e dos bons petiscos ? eh eh eh !

Bem como se importa um director de Campanhã, de Vila Nova de Gaia (Arrábida).
Eheheh...
Afinal são vizinhos.
Calheiros a 25 de Julho de 2009 às 20:29

É de mim que fala? Nem sou director de campanha, nem sou de importação: sou o eleitor nº 6 da freguesia de Saolhães.

Os enchidos de Baião, são made in Soalhães.
Acho que deve ir comprá-los.
calheiros a 25 de Julho de 2009 às 20:27

Amigo... concordo plenamente!
O Marco tem excelentes produtos "caseiros", sejam eles vinho, doces regionais, esse Anho e Arroz do forno tão reconhecido por aí fora que merece esse tipo de iniciativas...
Desconheço da iniciativa dos nossos vizinhos de Baião de comercializar/promover produtos da terra mas só tenho que dar os parabéns a essa Terra considerada das mais pobres mas pelos vistos uma das mais ricas em iniciativas! Há que ter ideias... e nós aqui tão perto!
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Amigo... concordo plenamente! <BR>O Marco tem excelentes produtos "caseiros", sejam eles vinho, doces regionais, esse Anho e Arroz do forno tão reconhecido por aí fora que merece esse tipo de iniciativas... <BR>Desconheço da iniciativa dos nossos vizinhos de Baião de comercializar/promover produtos da terra mas só tenho que dar os parabéns a essa Terra considerada das mais pobres mas pelos vistos uma das mais ricas em iniciativas! Há que ter ideias... e nós aqui tão perto! <BR class=incorrect name="incorrect" <a>JL</A>
JL a 28 de Julho de 2009 às 13:02

Não nos fica mal a humildade de aprender com os nossos vizinhos, quando eles fazem coisas positivas.

Senhor José Carlos Pereira:
O senhor que tanto defende O PS Baião.
Será que se anda a fazer ao cargo de mandatário da camapnha do PS como o seu amigo fez por terras do Marco em relação ao PSD. O senhor elogia a presidencioa baionense, o seu amigo era contra o Manuel Moreira, pois o senhor leva muita vantagem. Pois me parece que o senhor está a fazer tudo para ser importado.
Fique bem com as suas crónicas, que eu gosto sempre de acompamhar, pois na boa verdade ainda vai haver muitas surpresas nesta campanha.
Calheiros a 28 de Julho de 2009 às 23:19

pesquisar neste blog
 
blogs SAPO