Olhares descomprometidos, mas interessados, sobre o Marco de Canaveses. Pontos de vista muitas vezes discordantes, excepto no que é essencial. E quando o essencial está em causa, é difícil assobiar para o lado.
30
Jul 09
publicado por José Carlos Pereira, às 08:45link do post

A última edição do jornal "Tribuna Livre", órgão oficioso e agora também publicitário (!) da candidatura de Avelino Ferreira Torres volta a assestar baterias em Manuel Moreira, com os habituais textos apócrifos e com a "entrevista da quinzena", desta vez com o candidato à Junta de Fornos, Olímpio Almeida.

Os motivos de crítica são os do costume - falta de obras, festas e festinhas, motorista, carro, burocracia nos serviços e distância face às pessoas. A comparação é feita com o estilo todo-o-terreno do "fazedor" Ferreira Torres, homem que faz, seja como for e independentemente de haver ou não dinheiro para pagar.

Já escrevi aqui que este discurso tem de ser rapidamente desmontado. O jornal que chega a casa das pessoas é, para muitos, um veículo portador de verdades e é necessário dizer às pessoas o que efectivamente se passou em Marco de Canaveses durante vinte anos.

Curiosamente, o jornal de Ferreira Torres não dedica uma única linha a Norberto Soares ou a Artur Melo. Aparentemente, adoptou também a "teoria da bipolarização". Ferreira Torres parece ter concluído que a luta será entre si e Manuel Moreira e poderá ter entendido que não lhe interessa diminuir as candidaturas de Norberto Soares ou Artur Melo. Ou porque acredita que as votações destes candidatos não serão suficientemente fortes para interferirem na luta pela vitória, ou porque entende que quanto mais votos estes dois candidatos fixarem menos expressão terá o voto útil em Manuel Moreira.


Obviamente que o AFT sabe o que faz e a teoria da bipolarização não é exactamente como tem sido divulgada neste e noutros blogs. O que está em causa nestas eleições (e o AFT , dou-lhes os meus parabéns, sabe muito bem) é a luta pelos votos que tradicionalmente são do PSD e do CDS. Neste caso o seu alvo não são os votos daqueles candidatos a quem ele dificilmente vai conquistar a sua simpatia, sejam os votos naturais do Artur Melo ou das franjas mais à esquerda do PS. A luta para o AFT (e os outros candidatos próximos) é pela conquista dos votantes do actual presidente. Para quem vai dizer logo que este é uma posição idiota veja o que acontece noutros concelhos em que existem os ditos "independentes" e "ex-presidentes". Por exemplo Narciso Miranda atira-se com todas as suas armas ao actual Presidente de Matosinhos eleito pelo PS, pois são esses votos que ele tem que reconquistar e aqui o candidato do PSD/CDS agradece porque sabe que quem vota PSD ou CDS não vai votar Narciso ou Guilherme Pinto. E também ninguém PSD ou CDS vai votar (in)útil em Guilherme Pinto. Na minha opinião e para o benefício de Artur Melo não existe uma bipolarização mas antes uma divisão dos votos entre AFT , Manuel Moreira e mesmo Norberto Soares.
Jorge Valdoleiros a 31 de Julho de 2009 às 00:09

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar neste blog
 
subscrever feeds
blogs SAPO