Olhares descomprometidos, mas interessados, sobre o Marco de Canaveses. Pontos de vista muitas vezes discordantes, excepto no que é essencial. E quando o essencial está em causa, é difícil assobiar para o lado.
21
Jan 09
publicado por José Carlos Pereira, às 18:45link do post | comentar

As eleições autárquicas aproximam-se a passos largos e os nossos olhos têm a realidade marcoense debaixo de vista. Contudo, convém desviar um pouco o olhar e ver o que se passa nos nossos vizinhos mais próximos.

Em Baião, José Luís Carneiro, um quadro com largo futuro no PS e que só não avançou recentemente para a liderança distrital porque não o quis, já que apoios não lhe faltavam, prepara-se para consolidar a sua governação num segundo mandato. Entregues os destinos do partido a Paulo Pereira, vice-presidente da Câmara, José Luís Carneiro arrisca-se a cilindrar o anunciado candidato do PSD, José Carlos Póvoas, irmão do conhecido médico com o mesmo apelido, ex-deputado nos tempos do cavaquismo e ex-vereador da oposição na Câmara do Porto. O PSD atravessou um período de grande divisão e agora procura juntar os cacos debaixo de uma nova liderança local, que optou por candidatar à Câmara um “forasteiro”.

Armindo Abreu termina um mandato difícil em Amarante, reduzido a si próprio e a uma vereadora, depois de perder o terceiro vereador eleito pelo PS. Líder local do partido, reeleito já este ano, Abreu vai de novo à luta e enfrentará, com a força e determinação habitual, a candidatura de José Luís Gaspar, líder concelhio do PSD, derrotado por reduzida margem em 2001. Resta saber o preço que a oposição, e sobretudo o PSD, pagará pela obstrução à governação de Armindo Abreu no mandato em curso e o que sucederá com os resquícios do movimento fundado por Ferreira Torres nas últimas eleições.

Em Penafiel, Alberto Santos, o presidente-escritor, parece apostado numa campanha em grande e à americana, a atender pelo recente jantar que reuniu 3.000 pessoas, com teleponto, Tony Carreira e muito show-off. A coligação PSD/CDS procurará renovar o mandato e a continuidade de Lobo Xavier na Assembleia Municipal pode ser um trunfo. O PS recorre de novo a Sousa Pinto, director do Centro de Emprego local.


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO