Olhares descomprometidos, mas interessados, sobre o Marco de Canaveses. Pontos de vista muitas vezes discordantes, excepto no que é essencial. E quando o essencial está em causa, é difícil assobiar para o lado.
30
Set 09
publicado por José Carlos Pereira, às 00:30link do post | comentar

O debate da Rádio Clube de Penafiel começou com a novidade que era conhecida por nós desde a noite anterior. Sabíamos que Ferreira Torres não respondera ao convite da RCP, mas cumprimos a solicitação de não divulgar esse facto até que a rádio emitisse a sua nota sobre o assunto. Lamenta-se mas não se estranha a atitude de Ferreira Torres, que apenas Manuel Moreira criticou no lançamento do debate. E agora os quatro candidatos aceitam serenamente a presença de Ferreira Torres no debate da Rádio Marcoense?

O modelo do debate seguiu a nova moda iniciada pelas televisões. O jornalista, no caso António Orlando, apenas faz a ligação entre os temas pré-seleccionados, o que torna o debate pouco vivo e acutilante. Ainda assim, foi melhor a segunda parte, uma vez que a questão financeira e a área social suscitaram uma troca mais viva de opiniões.

Manuel Moreira esteve muito voltado para a obra que fez no mandato que está a terminar e olhou menos para o futuro. Esteve bem na abordagem à situação financeira, denunciando a realidade que encontrou na Câmara. Não disse se estava aberto a coligações em caso de vitória sem maioria.

Norberto Soares foi o único que se pronunciou sobre a matemática pós-eleitoral, ao assegurar mais uma vez que não será segundo de ninguém. Criticou o esbanjamento do actual executivo em assessorias e com o motorista. Por ele, até de bicicleta ou a pé desempenhava a função.

Artur Melo esteve combativo no debate e insistiu na negociação do contrato com a Águas do Marco, muito embora Moreira lhe tenha referido que também esgotara a via negocial antes de avançar para a modificação unilateral do contrato. Enalteceu o historial de combatividade e de oposição dos autarcas do PS e deixou clara a sua opção pela via empresarial. Depois de anunciar uma empresa municipal para a área do turismo, lançou no debate a ideia de uma agência municipal para o investimento.

António Varela foi vigoroso na crítica a Ferreira Torres ao dizer que a gestão do ex-presidente deu um tratamento "abaixo de cão" aos marcoenses. Apontou o dedo ao facilitismo na gestão do Rendimento Social de Inserção, associando Cristina Vieira a esse facto. Foi infeliz ao referir-se a ausências do vereador Luís Almeida em algumas votações do executivo, por aquilo que lhe tinha sido dito, embora não soubesse se era assim ou se era boato. Ora, se Luís Almeida se absteve de participar em alguma votação foi tão só por considerar que, eticamente, essa era a atitude mais adequada.

 


Por onde tem andado sr. Valdoreiros? Sabe que as suas ultimas intervenções me têm impressionado bastante? E não é ironia. Confesso que não gostava das suas intervenções, mas ultimamente parece-me bastante imparcial, consegue, fazer a perfeita distinção entre o certo ou errado. Já vi blogueiros que só conseguem criticar AFT, outros só criticam NS, outros AM outros MM. Mas o criticar eu até aceito, mas elogiar MM? AFT? é um bocadinho ridiculo, não é? mas acontece. Não quero com isto dizer que tudo é mau, ha situações em cada um deste senhor que se aproveitam. Ninguém faz só coisas más. Claro que MM faz mais que os outros(coisas más), mas também fez muitas coisas boas, eu por acaso não me lembro de nenhuma, mas fez muitas.

Para quem me conhece, a começar pelas pessoas mais chegadas a mim, sabem que eu sempre fui alguém com convicções muito fortes. Por isso não troco essas convicções para defender quem quer que seja. Está ai as razões da minha imparcialidade, que só poderá ser afectada por num caso ou outro não conhecer a verdade dos factos.
Nestas eleições o meu candidato é Artur Melo pelo simples facto de conhecer, mais ou menos bem, qualquer um dos outros e ter sido fácil realizar uma escolha. Para isso contribuiu muito o facto de conhecer o Artur, o seu passado e ter visto como ele se tem mantido coerente com as suas ideias.
Agora tento sempre ser objectivo sempre que possível e guardo a minha subjectividade para os sentimentos de amizade que possa nutrir mais por um candidato (ou os seus apoiantes) ou outro.
Agora eu sei de algumas coisas que qualquer um dos candidatos poderá ter realizado bem, mas sinceramente (pelo menos neste último post) não vejo razões para elogiar quer AFT quer MM pela situação financeira em que a Autarquia se encontra.
Já depois de ter escrito o último comentário fui comparar as contas do Marco, com as contas de Penafiel e Amarante. E posso dizer-lhe que se os Marcuenses fossem objectivos e percebessem minimamente a herança que recebemos não davam um voto sequer a três pessoas: AFT, NS ou MM.
E mais uma vez aconselho aos Marcuenses deixarem-se de conversa de TRETA e olharem para os números (melhor os Euros) que estão a ser mal gastos e que QUASE TODOS vão ter que pagar.
jvaldoleiros a 1 de Outubro de 2009 às 22:06

pesquisar neste blog
 
blogs SAPO