Olhares descomprometidos, mas interessados, sobre o Marco de Canaveses. Pontos de vista muitas vezes discordantes, excepto no que é essencial. E quando o essencial está em causa, é difícil assobiar para o lado.
13
Out 09
publicado por José Carlos Pereira, às 18:30link do post

Marco de Verdade Norberto Soares

 

O resultado do movimento liderado por Norberto Soares acabou por ser uma das surpresas da noite eleitoral em Marco de Canaveses. A perspectiva de obtenção de uma maioria absoluta pelo vencedor das eleições levava a considerar que Artur Melo ou Norberto Soares poderiam ficar fora do executivo. A fava saiu a Norberto que ficou a 105 votos do lugar preenchido por Carla Babo (PSD) e a 821 votos do lugar conquistado por Artur Melo (PS).

Sempre me pareceu que aquilo que unia os apoiantes de Norberto Soares era sobretudo a identidade com a pessoa e menos com o político. Era mais um projecto de comunhão com os valores e o percurso do candidato e não tanto com os seus projectos e as suas ideias políticas para a governação do município. Na hora de votar isso terá pesado. O candidato podia ter o perfil adequado, mas a opção acabou por ser sobretudo política.

A minha expectativa era que Norberto Soares, concorrendo nas circunstâncias em que o fez, poderia segurar metade dos votos que alcançara em 2005, o que lhe permitiria ser eleito vereador. Desta vez concorria sem partido a suportá-lo, com menos meios e enfrentando a oposição de Ferreira Torres e dos seus apoiantes, que tinham votado em si em grande número nas anteriores eleições - o seu afastamento face ao CDS-PP durante o mandato não foi bem digerido por muitos deles. No final, Norberto só fixou cerca de 38% dos votos de 2005 e isso foi-lhe fatal.

Creio que Norberto Soares terá terminado a sua vida política, depois de três mandatos na Junta de Freguesia de Soalhães, dois como presidente, e dois mandatos na Câmara Municipal, um no poder e outro na oposição.

O movimento que liderou fica com três eleitos na Assembleia Municipal, dois deles estreantes, e também conta com um presidente de Junta e vários eleitos nas freguesias, que terão de encontrar as melhores condições para o desempenho dos respectivos mandatos.


De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar neste blog
 
subscrever feeds
blogs SAPO