Olhares descomprometidos, mas interessados, sobre o Marco de Canaveses. Pontos de vista muitas vezes discordantes, excepto no que é essencial. E quando o essencial está em causa, é difícil assobiar para o lado.
18
Out 09
publicado por José Carlos Pereira, às 16:00link do post

Nos últimos dias têm sido publicados em vários órgãos de informação os rankings das escolas do ensino básico e secundário, a partir dos dados divulgados pelo Ministério da Educação. Esses rankings variam em função das metodologias usadas e valem o que valem - não esqueço, a este propósito, a opinião que um secretário de Estado da área da educação nos governos de Cavaco Silva e reputado especialista me transmitiu sobre os mesmos no primeiro ano da sua divulgação.

Vale a pena, no entanto, referir que as duas Escolas Secundárias do concelho desceram no ranking elaborado pelo "Expresso", se compararmos os dados de 2008 e de 2009. A Secundária da cidade desceu do 296º para o 319º lugar e a de Alpendorada desceu do 425º para o 440º lugar. O que mostra que há um longo caminho a percorrer.

Refira-se que na região do Tâmega e Sousa há três escolas no top 100: o Externato D. Afonso Henriques, em Resende, no 95º lugar, a Secundária de Paredes, em 96º, e o Colégio de S. Gonçalo, em Amarante, no 97º lugar.


A verdade é que não é só no Expresso que as escolas do Marco se situam em lugares muito modestos. E, meus amigos, ou se começa a levar a sério a questão da educação ou não sairemos da "cepa torta". Como diz, e bem, o leitor JValdoleiros , a escolha das famílias para viver tem como critério preferencial a existência de boas escolas, mas não só, imaginem que o Marco era notícia por ter uma escola pública nos primeiros do ranking, além de contribuir para o aumento da nossa auto-estima obrigava os forasteiros a olhar-nos com sentimentos que actualmente não nutrem por nós.
Se calhar está na hora de construir um "lobby" marcuense , em que cada um represente um papel com uma finalidade comum, a começar pela abertura da escola á ESCOLA, onde toda a comunidade educativa intervenha e seja responsabilizada.
alcino jorge a 19 de Outubro de 2009 às 00:16

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar neste blog
 
subscrever feeds
blogs SAPO