Um aviso do Governo Civil do Porto ontem publicado no “Jornal de Notícias” dava conta da repetição, no próximo domingo, dia 25 de Outubro, das eleições para a Assembleia de Freguesia de Paços de Gaiolo. Essa repetição é motivada pelo facto de ter havido um empate no segundo lugar entre o PSD e a candidatura independente Paços de Gaiolo de Verdade, afecta ao movimento de Norberto Soares, que impediu a atribuição do último mandato na Assembleia de Freguesia.
Nas eleições de 11 de Outubro saiu vencedor Manuel Agostinho Vieira, do movimento Marco Confiante com Ferreira Torres, com 335 votos e 4 mandatos. As candidaturas do PSD e do movimento Paços de Gaiolo de Verdade alcançaram ambas 167 votos, com um mandato cada. Para atribuir o último mandato é necessário, portanto, desempatar esta votação e é isso que se procura com o agendamento do novo acto eleitoral.
A diferença de votos para o movimento Marco Confiante com Ferreira Torres não permite antever a ocorrência de surpresas quanto ao vencedor das eleições para a Assembleia de Freguesia. Só a mobilização dos 256 eleitores que não votaram no dia 11 de Outubro ou a opção pelo voto útil numa das candidaturas colocadas em segundo lugar poderia criar condições para um volte-face na presidência da Junta, infligindo uma derrota simbólica ao movimento Marco Confiante com Ferreira Torres.