Olhares descomprometidos, mas interessados, sobre o Marco de Canaveses. Pontos de vista muitas vezes discordantes, excepto no que é essencial. E quando o essencial está em causa, é difícil assobiar para o lado.
29
Out 09
publicado por José Carlos Pereira, às 00:05link do post

A freguesia de Santo Isidoro já tem Junta de Freguesia constituída, ultrapassando assim a insólita situação vivida no mandato anterior. Agostinho Baldaia, o independente apoiado pelo PSD e pelo movimento de Norberto Soares, conseguiu formar o seu executivo mesmo sem contar com maioria na Assembleia de Freguesia, depois de conseguir que a CDU viabilizasse a equipa que propôs.

A posição dos eleitos da CDU em Santo Isidoro, liderados por Jorge Baldaia, terá causado divergências entre autarcas e responsáveis da coligação em Marco de Canaveses, já que alguns não compreendem as razões que levaram a uma mudança de posição face ao comportamento assumido no anterior mandato. Quais foram as circunstâncias que levaram a CDU de Santo Isidoro a ter uma atitude com Agostinho Baldaia diferente da adoptada com Alcino Vieira?

Refira-se ainda que Agostinho Baldaia terá aceite integrar o grupo do PSD na Assembleia Municipal, possibilitando assim que o PSD passe a ter maioria absoluta no órgão deliberativo. Mais uma razão para estranhar o comportamento da CDU em Santo Isidoro...


Gostaria apenas de fazer uma correcção à explicação do Alcino Vieira:

Nunca houve qualquer acordo entre PS e independentes até à tal reunião entre as 3 forças, apenas houve uma proposta dos Independentes em cima da mesa.

A CDU foi desafiada pelo PS, numa reunião a dois, a apresentar alternativas à proposta dos Independentes, e até à reunião a 3 a CDU não apresentou qualquer proposta.

O PS estava aberto a discutir com a CDU antes da reunião a 3 candidaturas, e se os mesmos tivessem proposto a viabilização dos independentes nunca se teria colocado outro cenário pois essa foi a primeiro opção tomada pelo PS.

Nesta reunião a 3 voltou-se a perguntar à CDU se tinham propostas mas a resposta continuou a ser negativa.

O PS nunca teve interesse em acordos, nem nunca procurou ninguém para tal, pelo contrário, foram os independentes a procurar-nos, e perante isso sentimos obrigação de não concordar com nada sem primeiro ouvir a outra parte, infelizmente a outra parte (CDU) limitou-se a fazer o papel do contra, não apresentando qualquer alternativa.

Perante a falta de outras propostas, e perante a afirmação da CDU de que não aprovaria um executivo só de independentes, o PS mostrou-se aberto a aceitar a proposta dos independentes, permitindo assim a viabilização da junta caso a CDU não aprovasse os 3 elementos dos independentes, como havia sido afirmado por estes.

Fiz este comentário apenas para que não se falte com a verdade completa dos factos e apenas para complemento da informação dada pelo Alcino.

Cumprimentos a todos
Fernanda Pinto
(2º membro do PS eleito para a Junta de Santo Isidoro)
Anónimo a 29 de Outubro de 2009 às 22:54

Quero agradecer á Fernanda este complemento á informação que dei. O que me foi dito, foi que nessa reunião a três o cabeça de lista da cdu terá manifestado a intenção de viabilizar, unicamente, uma lista tripartida e perante este facto o cabeça de lista dos independentes terá proposto que o executivo fosse formado, então, pelos três cabeças de lista, proposta á qual o cabeça de lista da cdu respondeu negativamente- não seria ele o elemento da cdu a integrar esse executivo.
Face a esta situação o cabeça de lista avançou com outra solução que seria, a já descrita, do acordo com o ps.
Quanto á Fernanda Pinto, lamento que não seja vogal do executivo. Parece-me que seria uma mais valia.
alcino jorge a 29 de Outubro de 2009 às 23:17

Sim Alcino, confirmo que o Agostinho chegou a concordar com um executivo a 3 mas apenas se ficassem os 3 cabeças de lista, tendo o líder da lista (já ia cometer o mesmo erro do Alcino) da CDU recusado, querendo, como à 4 anos, ser ele a dizer quem ficaria...

Ciclo encerrado, esperemos apenas que haja estabilidade nesta governação, e muitos progressos para a freguesia... tentarei fazer por isso.

Cumprimentos

Fernanda Pinto
Anónimo a 29 de Outubro de 2009 às 23:56

Onde andava a Fernanda à 4 anos? De politicos de ocasião estamos nós fartos
Anónimo a 1 de Novembro de 2009 às 12:06

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar neste blog
 
subscrever feeds
blogs SAPO