Olhares descomprometidos, mas interessados, sobre o Marco de Canaveses. Pontos de vista muitas vezes discordantes, excepto no que é essencial. E quando o essencial está em causa, é difícil assobiar para o lado.
17
Nov 09
publicado por José Carlos Pereira, às 00:40link do post | comentar

Dei aqui nota há alguns dias da constituição da Comissão Municipal de Toponímia, aprovada na primeira reunião do novo executivo marcoense. Aos nomes que então avancei - Lino Tavares Dias, Hernâni Pinto e eu próprio - o jornal "A Verdade" acrescentou os de Manuel Soares Barbosa, antigo responsável pelo serviço público de electricidade no concelho, Joaquim Ferreira Santana, candidato à Câmara pela coligação PSD/PS em 1983, Emília Marques Oliveira, professora e candidata suplente pelo PSD à Câmara Municipal nas últimas eleições, e Maria da Conceição Leite Pinto.

Entretanto, o JN de ontem publicava uma notícia sobre a matéria que continha algumas imprecisões, desde logo quando dizia que a Comissão de Toponímia foi constituída no mandato anterior. É verdade que essa constituição foi então sugerida pelo PS, por minha iniciativa, mas a sua criação, como vimos, ocorreu apenas em cinco de Novembro último.

Quanto às extrapolações feitas na notícia do JN a partir de uma fonte (!) da Comissão, limitei-me a comunicar ao presidente da Câmara a minha estranheza por haver fontes não identificadas no âmbito da novel Comissão.

Como é meu hábito, só farei comentários públicos sobre matérias que envolvam a Comissão Municipal de Toponímia depois de intervir formalmente no local próprio.


Tal como o questionei no primeiro post que colocou sobre o assunto, sobre quem seriam os restantes nomes desta Comissão, hoje volto a questionar , "Quem irá representar o Baixo Concelho?" Visto que a toponímia tem muito a ver com os usos, costumes , tradições e personalidades de cada terra deveria no meu ponto de vista, esta Comissão ver mais abrangente ao nível territorial. Não quero ainda assim deixar de reconhecer o mérito e capacidades das pessoas que aqui foram apresentadas.
Filipe Pinto a 19 de Novembro de 2009 às 00:29

Não tenho total certeza, mas creio que pelo menos uma das senhoras, ambas professoras, é originária do baixo concelho. Confirmarei assim que puder.

pesquisar neste blog
 
blogs SAPO