A assembleia de militantes do PS/Marco rúne esta tarde e deverá constituir mais uma oportunidade para prolongar a catarse iniciada em Dezembro passado com a análise dos resultados eleitorais das autárquicas. Artur Melo poderá dar sinais mais claros sobre o que pretende fazer, muito embora tenha para mim como adquirido que se recandidatará a um terceiro mandato como presidente da Concelhia. Será já a altura de começar a conhecer o calendário eleitoral?
Numa semana marcada por várias reuniões entre os socialistas marcoenses, contando num dos casos com a presença de José Luís Carneiro, o militante Abel Ribeiro confirma, em comentário anterior, que Rolando Pimenta está determinado a disputar a concelhia com Artur Melo e isso é um sinal de vitalidade muito positivo para o PS/Marco. Teremos de esperar pela definição do quadro completo de apoios que consegue reunir para ver se são suficientes para apear Artur Melo.
Entretanto, também será curioso ver como os militantes e dirigentes socialistas se posicionam em face da anunciada disputa pela Distrital, em que José Luís Carneiro aparece disposto a enfrentar Renato Sampaio. Estou certo que a maioria dos militantes dará o seu apoio a Carneiro, que sempre esteve solidário com os socialistas marcoenses, muito embora no núcleo duro da Concelhia haja responsáveis com relações privilegiadas com Renato Sampaio.
É bom, por outro lado, que o PS/Marco não caia na tentação de se limitar a olhar para o seu umbigo e se abra a todos os marcoenses que simpatizam com o PS. Até porque este ano que começa exige do partido uma forte mobilização no combate das presidenciais. Tudo aquilo que não sucedeu em Marco de Canaveses nas europeias e nas legislativas de 2009.