Olhares descomprometidos, mas interessados, sobre o Marco de Canaveses. Pontos de vista muitas vezes discordantes, excepto no que é essencial. E quando o essencial está em causa, é difícil assobiar para o lado.
27
Fev 10
publicado por João Monteiro Lima, às 18:20link do post | comentar

Já não bastava o mau tempo que afecta o Marco, como as 3 bandeiras gigantes colocadas nas entrdas da cidade estão também a transtornar a vida a quem circula na zona da cidade.

A bandeira da Europa, colocada na avenida com o mesmo nome, caiu. Em Sobre-Tâmega e em S. Nicolau, até á hora em que escrevo, ainda não cairam.

Vou tentar apurar se houve danos resultantes da queda da bandeira em Rio de Galinhas.

Apesar dos inumeros alertas da protecção civil, não houve "uma alma" que tivesse o cuidado de retirar as bandeiras dos altos mastros colocados nas entradas na cidade.

Urge retirar as duas bandeiras e respectivos mastros antes que algo de grave aconteça.


Foi muito triste assistir ao desenrolar dos trabalhos.
Realmente a opção de colocar estes bandeiras tem de ser repensada e o melhor seria mesmo desisitirem de as colocar.
Os Marcoenses agradecem!

Alfredo Ribeiro

Alfredd Ribeiro a 27 de Fevereiro de 2010 às 21:09

Passei pela Av. Europa cerca das 2 da tarde e reparei que o mastro estava em situação de queda. Estava mesmo a prever-se. É uma situação muito perigosa, a queda de um mastro daquela dimensão. Se passassem carros na rotunda na altura da queda, as consequências podiam ser muito graves. Espero que nada tenha acontecido.
Manuel Carvalho a 27 de Fevereiro de 2010 às 23:39

Caro João Lima

Também fui um os afectados pelo mau tempo no nosso Concelho, pois quando me dirigia para Paredes por volta das 17h30 fui obrigado a fazê-lo por Abragão, pois a Policia Municipal e a G.N.R. interditou a Ponte de Canaveses. Perguntei a um agente da Policia Municipal o que se passava e ele informou-me que o problema tinha a ver com os mastros das bandeiras, aí colocados. A isto chama-se Planeamento...ahahah? Deixem-me rir para não ter que chorar, pois só em cima dos acontecimentos é que actuam. O que faz a Protecção Civil do Marco de Canaveses, quando já era do conhecimento PÚBLICO que o alerta estava lançado. A isto em chamo INCOMPETÊNCIA pura e dura, porque poderiam ter acontecido acidentes bem graves como os que ocorreram em Paredes. Acabem-se com as vaidades pessoais, pois é preciso mais discernimento e cabeça nestes momentos do que suor.
Saudações Democráticas

José António
José Antonio a 28 de Fevereiro de 2010 às 01:57

Uma vergonha!!! Agora espero que o presidente da câmara tire elações politica sobre as bandeiras. A colocação das bandeiras foi benéfica para o bem-estar dos cidadãos marcoenses? E se a queda da bandeira tivesse custados a vida a alguém, o culpado seria Manuel Moreira, teve sorte hoje...mas a sorte não durará para sempre. E os 20 000,00€ gastos na colocação das "pérolas" (meros trocos), quanto não custou a remoção da que caiu hoje? E a manutenção das outras? O que irá fazer MM? Esta história toda já deve ir nos 50 000,00€, não haverá onde investir montantes semelhantes a este em prol da melhoria do bem-estar dos cidadãos marcoenses? Pelos vistos não.
Com situações destas espero que MM deixe de governar para o ar e governe para as pessoas!!!
José Augusto Pereira a 28 de Fevereiro de 2010 às 12:16

Nunca fui um entusiasta das bandeiras. Se fosse eu a decidir, com todos os condicionalismos conhecidos, nunca as mandaria colocar. Contudo, confesso que também nunca lhes dei o relevo, político até, que vejo ser dado por outras pessoas.
Enfim, também e minha mulher fomos vítimas do encerramento da ponte de Canaveses no final da tarde de sábado. Mesmo fazendo o desvio por Amarante, minha mulher só apanhou os instantes finais de uma cerimónia religiosa onde queria estar presente.
Balanço? Perante a dificuldade de fazer uma manutenção adequada das bandeiras e dos mastros e de reagir eficazmente face a circunstâncias extraordinárias como as deste sábado, talvez fosse melhor desistir das bandeiras.
José Carlos Pereira a 1 de Março de 2010 às 13:20

Caro Dr João Lima
Uma das ditas "bandeiras" é um dos símbolos nacionais, "símbolo da soberania da República, da independência, da unidade e integridade de Portugal é a adoptada pela República instaurada pela Revolução de 5 de Outubro de 1910" in Constituição da República). E como símbolo, deve ser observadas um conjunto de regras no seu uso, que deveriam estar interiorizadas por todos os cidadãos e, aparentemente, não estão. Relativamente à queda de um dos mastros e remoção dos demais, foi um incidente, que poderia ter sido evitado.
Com mais pormenor recomendo o sitio da Presidência da República
antonio ferreira a 1 de Março de 2010 às 15:46

Espero bem que sejam retiradas de vez.É uma "pirosice".O Sr.Dr.MM vem do Porto, já foi G.Civil, pensei que tivesse outras ideias.
Marcoense a 3 de Março de 2010 às 15:49

pesquisar neste blog
 
blogs SAPO