Olhares descomprometidos, mas interessados, sobre o Marco de Canaveses. Pontos de vista muitas vezes discordantes, excepto no que é essencial. E quando o essencial está em causa, é difícil assobiar para o lado.
14
Abr 10
publicado por José Carlos Pereira, às 08:45link do post

O PSD/Marco vai a eleições no próximo sábado, repetindo a disputa de 2008 – José Cruz contra Rui Cunha.

A candidatura de José Cruz está alinhada com a corrente que tem dominado o PSD nos últimos anos, com excepção do período, entre 2006 e 2008, em que Rui Cunha presidiu à Comissão Política Concelhia. Contudo, esse domínio não se tem traduzido em contributo activo para os resultados eleitorais autárquicos do PSD, uma vez que Albino Cruz e José Cruz tiveram de aceitar as candidaturas à Câmara de Coutinho Ribeiro (2001) e Manuel Moreira (2005 e 2009), sem que pudessem interferir na estratégia e na composição das respectivas listas. Aliás, deram sempre sinais públicos de distanciamento face àqueles candidatos e particularmente perante a governação de Manuel Moreira.

José Cruz procurará capitalizar alguma proximidade ao novo vice-presidente do PSD Marco António Costa, mas isso não será o cartão-de-visita mais recomendável para apresentar aos militantes. O que Cruz terá de explicar é o modo como pretende articular-se com a maioria PSD na autarquia, já que não é natural que, no início de um novo mandato autárquico, alguém se apresente a eleições partidárias manifestando-se contra as opções do executivo do mesmo partido.

A um líder partidário não basta ganhar eleições internas e tratar das comezinhas tarefas burocráticas. É necessário pensar o concelho e, estando no poder, contribuir para essa governação, ainda que possa ser crítico nesta ou naquela questão particular. Não me parece que Cruz esteja em condições de manifestar solidariedade política a Moreira e aos restantes autarcas. Nem sequer que o pretenda fazer. O que levanta a seguinte questão: para lá das contabilidades internas, o que pretendem fazer pelo PSD/Marco José Cruz e a sua equipa?


De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar neste blog
 
subscrever feeds
blogs SAPO