Assisti à iniciativa de excelente qualidade, na reflexão proposta, muito por causa da qualidade dos representantes dos Partidos e da moderação efectuada.
Fiquei feliz ao ver uma sala com cerca de 50 pessoas, a participar. É um número muito animador.
Anotei, claro, do lado da minha família política, na assistência, tanto as presenças (que saúdo, como dois militantes de base e 2 Presidentes de Junta), como as ausências, mormente do Vereador do PS, do líder da bancada da Assembleia Municipal ou dos deputados municipais(reconheço que não conhelo alguns, e assim faltar á verdade) , enfim, da "entourage sindical" de Artur Melo.
Ou seja, a vontade de aprender ou participar é muito pouca. Talvez os objectivos sejam, só, os poderes a nível local, logo, ideologia não vale a pena. Existe, afinal, coerência com tudo o que têm dito, escrito e realizado.
Um dia destes, terei o prazer de os questionar, em sede própria, sobre o que é ter um mandato eleitoral e o modo como se exerce a proximidade á populaçlão: é ir ao futebol distrital ANTES dos actos eleitorais e depois,NUNCA lá mais aparecer ? É ter candidaturas suicidárias a Associações e Instituições em vespéras de candidaturas e depois deixar de nelas participar? É não marcar presença política em iniciativas que, sendo da Câmara, têm deputados nacionais ou europeus do PS como oradores ?
É que a pedagogia política, junto dos militantes, faz-se, também, sendo presença interessada nos actos cívicos locais. Mesmo se isso significa fazer 55 ou 5 quilometros. Ser eleito tem esse "caderno de encargos"...
Eu estive lá (saí antes do final, reconheço) e aprendi bastante, mormente com o deputado do PS presente. Foi uma lição excelente e acessecível, onde, talvez da maneira mais clara que alguma vez ouvi, se articulou uma identidade local, com uma identidde nacional e uma presença activa na Europa.
Lamento, ainda, a falta de representantes, na Mesa de oradores, do PCP e do Bloco de Esquerda.
Venham mais iniciativas destas...
Abel Maria Simões Ribeiro a 11 de Maio de 2010 às 13:45
O moderador agradece a amabilidade, embora se tenha limitado praticamente a fazer de "morto", como acha que deve ser num debate com muito de institucional.
Quanto ao mais, sim, acho que correu bem e acabou quando estava a aquecer. Mas os debates não podem ser intermnináveis, não é?