Já aqui tenho escrito sobre a aposta do vizinho concelho de Baião no turismo e a forma acertada como o presidente da Câmara, José Luís Carneiro, procura tirar partido das potencialidades naturais do concelho e da sua relação com o Douro. Ainda na recente visita do presidente da República, Carneiro fez questão de levar Cavaco Silva à unidade hoteleira de quatro estrelas, situada em Santa Cruz do Douro, para apresentar o projecto do hotel de cinco estrelas que será edificado na Pala.
Agora mais duas notas de destaque foram notícia. Ontem realizou-se em Baião uma reunião do Conselho Estratégico de Promoção Turística com o objectivo de avaliar a execução do Plano de Promoção Turística da região. Esteve presente o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, e participaram no encontro várias entidades públicas e privadas do sector.
Por outro lado, o Município de Baião acaba de assumir uma das quatro vice-presidências portuguesas da Associação Ibérica dos Municípios Ribeirinhos do Douro, lado a lado com Miranda do Douro, Vila Nova de Gaia e Porto. Lamego ocupa agora a presidência da associação e Marco de Canaveses também é um dos municípios associados.
É fácil perceber que há aqui subjacente uma estratégia clara de colar Baião ao Douro e, desse modo, alavancar o empreendedorismo e o investimento turístico no concelho. O que merece aplausos.