Olhares descomprometidos, mas interessados, sobre o Marco de Canaveses. Pontos de vista muitas vezes discordantes, excepto no que é essencial. E quando o essencial está em causa, é difícil assobiar para o lado.
24
Jun 10
publicado por José Carlos Pereira, às 00:15link do post

Anos 20

 

Numa década de grande fulgor, o poder municipal discute a instalação da Guarda Republicana e do Hospital.

Surgem a electro-moagem, a segunda fábrica de moagem, a fábrica do papel e o hotel das Caldas de Canaveses. A sociedade civil faz nascer jornais, clubes desportivos e, em 1924, a Associação dos Bombeiros Voluntários. Defende-se a existência de uma biblioteca popular e de outros equipamentos públicos.

No seguimento do golpe de 28 de Maio de 1926, em 11 de Julho é nomeada pelo governador civil uma nova Comissão Administrativa. São extintos serviços da administração do Concelho que conflituavam com a Câmara e o presidente da Câmara assume essas funções.

Adriano José de Carvalho e Melo (1º administrador) e Caetano Queirós Montenegro (1º presidente da Câmara) passam a integrar a toponímia. Avança nessa altura o estudo para construção de uma central hidroeléctrica com outras Câmaras do Douro.


De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar neste blog
 
subscrever feeds
blogs SAPO