Olhares descomprometidos, mas interessados, sobre o Marco de Canaveses. Pontos de vista muitas vezes discordantes, excepto no que é essencial. E quando o essencial está em causa, é difícil assobiar para o lado.
26
Jun 10
publicado por José Carlos Pereira, às 00:15link do post | comentar

Anos 40

 

Em 1940 o município participa nas comemorações do duplo centenário, integrando o Cortejo Histórico do Mundo Português e o Cortejo do Trabalho.

Numa década marcada pela aposta nas infra-estruturas, a ponte de Entre-os-Rios é inaugurada em 1941 e a ponte de Canaveses, submersa nos anos 80 pela albufeira do Torrão, é inaugurada em 1944.

A Câmara avança com o plano de urbanização da Vila e em 1946 é criado o Externato D. João III.

 

Anos 50

 

O município goza de boa situação financeira. Abre o posto da GNR e aparecem os primeiros pólos industrializados: Livração, Marco/Estação/Rio de Galinhas e Alpendorada.

Na sequência do Plano de Fomento (1953-58) são construídas as escolas do centenário e é electrificado o baixo concelho.

Em 1956, Tuías é declarada como zona residencial e é criado o feriado municipal.

Em 1957 constitui-se a Adega Cooperativa. Em 1958, é criada uma Comissão pró-museu e biblioteca municipais. Surge também a biblioteca fixa da Fundação Calouste Gulbenkian.

Marco de Canaveses não acompanha a efervescência política da campanha presidencial de Humberto Delgado, como seria normal num meio rural e fechado. Humberto Delgado tem 394 votos contra os 3.442 de Américo Thomáz. Os párocos envolvem-se na campanha e as maiores votações do candidato oposicionista ocorrem em Fornos e Paços de Gaiolo, com 16% e 15% respectivamente, por influência das fábricas e dos ferroviários da Pala. Os descontentes queixam-se dos baixos vencimentos.


Boas Tardes peço desculpa pelo uso indevido deste espaço, mas , se os administradores deste blog nao se importarem gostava de deixar aqui o link para um forum de discussao no nosso concelho.http://marconosso.gratisforum.biz/forum.htm.

Obrigado
marconosso a 26 de Junho de 2010 às 20:52

pesquisar neste blog
 
blogs SAPO