Olhares descomprometidos, mas interessados, sobre o Marco de Canaveses. Pontos de vista muitas vezes discordantes, excepto no que é essencial. E quando o essencial está em causa, é difícil assobiar para o lado.
07
Jul 10
publicado por José Carlos Pereira, às 08:45link do post | comentar

O "Repórter do Marão" denunciava na sua última edição o estado de abandono e de degradação em que se encontra o Castro de Arados, em Alpendorada, classificado como monumento nacional há mais de cem anos, completados precisamente no passado dia 16 de Junho.

Segundo a notícia, não há qualquer identificação do monumento, não há vedação, encontrando-se cercado por pedreiras e à mercê da invasão de veículos todo-o-terreno.

A Direcção Regional de Cultura do Norte lembra que, à luz da lei, a primeira responsabilidade pela limpeza é dos respectivos proprietários, mas não se pode esquecer as obrigações que cabem nomeadamente ao Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico e à Câmara Municipal. O facto do Castro de Arados estar situado em propriedade privada não pode limitar os marcoenses e a população em geral de conhecerem e usufruírem de um importante monumento nacional, que é um legado da nossa história ancestral. Algumas peças aí encontradas estão à guarda do Museu Nacional de Arqueologia.

Já o malogrado João Belmiro Pinto da Silva, historiador de arte e antigo candidato à câmara pela CDU, chamava a atenção há quase vinte anos para o desrespeito manifestado pela classificação do monumento.

Foi pena o "Repórter do Marão" não ter interpelado o presidente da Câmara sobre o assunto, já que é Manuel Moreira que tutela o pelouro da cultura na autarquia e importa saber o que tem sido feito com vista à preservação e dignificação do Castro de Arados.


João Belmiro Pinto da Silva porquê malogrado?
Anónimo a 10 de Julho de 2010 às 16:33

Malogrado porque infelizmente já faleceu. Muito jovem ainda.

Obrigado por esta informação que me deixou desolado. Conheci o João há muitos anos e, de passagem pela Faculdade de Letras do Porto, também cheguei a falar-lhe.
Se nunca foi galardoado pelo município, pelo seu trabalho e pela sua obra, devê-lo-ia ser, pelo menos, a título póstumo.

João Costa
cultalpendorada.blogspot.com
Anónimo a 12 de Julho de 2010 às 20:42

Desconheço se já foi homenageado, mas a sua chamada de atenção faz todo o sentido.

Com conhecimento de causa, posso afirmar que o João nunca foi homenageado pelo munícipio. Penso que realizou um trabalho muito meritório sobre o nosso concelho. Juntamente com outras pessoas que estudaram e estudam o nosso marco, penso que não ficaria mal ao municipio fazer essa homenagem a que se refere o leitor.
Tive a felicidade de o acompanhar largas dezenas ou centenas de vezes quer no Marco quer noutros concelhos, quando ia desenvolvendo o seu trabalho, ele gostava mesmo do que fazia.
Acompanhei-o também muitas vezes quando percorria o concelho em busca de trilhos para os rails "Mil caminhos" que organizou.
Foram as muitas horas e os muitos locais que visitei com ele que me fazem ter um conhecimento mais aprofundado do Marco. E também por isso lhe estou grato.
Um dos seus ultimos trabalhos realizados pelo João foi-me confiado por ele, já perto do fim da sua vida. Também aí estive com ele. Até hoje.

Grato pela vossa informação, terei o imenso prazer de assistir a um acto simbólico de homenagem à figura de João Belmiro Pinto da Silva, estudioso e divulgador da história e cultura marcoenses.

Um bem - haja ao blogue,
João Costa
Anónimo a 13 de Julho de 2010 às 19:33

o JOÃO BELMIRO PINTO DA SILVA,escrevo o nome dele em letras maiusculas,porque ELE o merece,fômos muito amigos desde sempre independentemente das opções politicas,um GRANDE HISTORIADOR do nosso concelho.
já uma vez me referi numa assembleia municipal em vila boa do bispo.
inflizmente este executivo não o quer reconhecer,que é uma pena.
talvez os amigos do JOÃO queiram dar-lhe a homenagem merecida.
eu estarei presente com todo o orgulho.
um abraço JOÃO...até breve
antónio montenegro machado
tonaci a 16 de Julho de 2010 às 01:15

pesquisar neste blog
 
blogs SAPO