Olhares descomprometidos, mas interessados, sobre o Marco de Canaveses. Pontos de vista muitas vezes discordantes, excepto no que é essencial. E quando o essencial está em causa, é difícil assobiar para o lado.
29
Abr 11
publicado por João Monteiro Lima, às 17:45link do post

Cristina Vieira, Presidente da JF de Soalhães e dirigente nacional do PS, enviou-nos o seguinte texto. Transcrevo na integra o texto:

 

Câmara Municipal “opta” por criar Biblioteca em Sobretâmega

 

O Agrupamento de Escolas do Marco, fez uma visita no inicio deste ano à EB1 de Eiró, Soalhães. Ficaram os Professores e o executivo da Junta de Freguesia a saber, nesse dia, de que esta Escola iria ser contemplada com uma Biblioteca.

Esta Biblioteca seria fruto de uma candidatura à Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).

Fiquei surpresa quando consultei a plataforma da RBE, e verifiquei que constavam nessa plataforma candidaturas do Marco de Canaveses, nomeadamente de Constance, Sobretãmega e Sande, mas não estava contemplada a EB1 de Eiró.

Questionei o Agrupamento de Escolas, que me informou que as candidaturas tinham sido articuladas entre o bibliotecário da câmara municipal e o do agrupamento. E que teria sido a autarquia, a co-responsabilizar-se, por escrito, pelas obras a realizar nas escolas a candidatar. Salvaguardando contudo, que teriam dado instruções para a realização da candidatura para Soalhães, e que consideravam esta escola prioritária.

Na penúltima reunião de assembleia, questionei o executivo de câmara sobre esta questão.

A resposta da Sra. Vereadora da Educação, Dra. Gorete Monteiro foi de que, “ .. as candidaturas são feitas pelos agrupamentos de escolas, e não pela câmara municipal…”.

De facto, não são as câmaras que fazem as candidaturas, mas pelos vistos o executivo da Câmara do Marco decidiu intervir neste processo. Contra a vontade do Agrupamento de Escolas, decidiu dar instruções para que a candidatura fosse para Sobretâmega.

Numa comunicação do Agrupamento sobre este assunto, o bibliotecário explicita esta situação, e passo a citar:

“… as candidaturas, que são por nós submetidas, estão absolutamente dependentes da assunção da co-responsabilidade da câmara municipal, que deverá promover as obras de requalificação até ao inicio do ano lectivo seguinte e que, por isso, assume essa disponibilidade, com assinatura do senhor presidente, e num outro documento, projecta o espaço que sofrerá as devidas requalificações. Foi isso mesmo que solicitei ao senhor Dr. João Duque (bibliotecário da câmara municipal), que a dias do término da candidatura, me informou ser opção da câmara municipal do marco de canaveses a requalificação para o concurso do espaço de Sobretâmega.”

Os Soalhenses saberão tirar as devidas ilações desta opção da câmara municipal.

Como disse, e volto a dizer, nada me move contra as outras candidaturas, só não compreendo porque não se fez também a de Soalhães.

As crianças de Soalhães não terão o mesmo direito?

  

Cristina Vieira

 


De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar neste blog
 
subscrever feeds
blogs SAPO