A leitora Maria Vieira da Silva enviou-nos o seguinte texto:
Eureka
Por breves instantes pensei e convenci-me de que estava perante um sonho ou um “milagre”, no mínimo uma excelente situação a ser considerada um “case study “, tudo graças ao engenhoso título do jornal “ A Verdade” do dia 28 de Outubro de 2011 do qual é irresistível transcrever: “ Escola EB 2/3 de Sande lidera ranking de escolas 2011”.
Só depois reconsiderei tamanha excitação e, além de não ser dia 13 (de Maio), esta liderança ( sic) traduz-se no lugar 478 num total de 1283 escolas EB´s 2/3.
A direcção da escola EB 2/3 de Sande tem motivos para se sentir orgulhosa, não da liderança, mas sim da subida significativa do 1059 para o 478 lugar, os nossos parabéns. Não esquecer que estamos a falar de escolas EB´s 2/3, daí a minha grande confusão, segundo o referido artigo, posicionada no lugar 752, seguiu-se a escola Secundária de Alpendorada!!!
Aqui começa a grande confusão. Como tem vindo a ser habitual, no ranking das escolas secundárias foram avaliadas/classificadas 478 escolas, no qual a secundária de Alpendorada obteve o meritório (sic) lugar, a capicua 414, um lugar um nadinha abaixo do obtido em 2010 que fora 385, ou seja, em vez de subir na tabela, DESCEU, sabe Deus porquê!!!
Li e reli o artigo à espera de encontrar qualquer informação que esclarecesse este lapso, não tive sorte, no seu lugar encontrei a chamada cereja em cima do bolo: o orgulho, a menina dos olhos deste Mega Agrupamento assenta somente em 2 (DUAS) simples e algo modestas situações pontuais, num universo de 20 escolas, que comporta quase 3000 alunos, neste Mega Agrupamento é motivo de bandeira 1 (UM) aluno que entrou em Medicina e 1 (UM) aluno que tirou 19 no exame de Físico-Química. Sabe a tão pouco!
E as percentagens de negativas elevadíssimas nos vários anos e a várias disciplinas? E a grande disparidade na média entre a avaliação interna e a avaliação externa? E a disciplina? E as substituições? E…?E…? De boas intenções, diz o povo está o Inferno cheio, não basta apregoar boas intenções, planos e objectivos que nunca se chegam a atingir ou concretizar. …”será também imprescindível a colaboração dos pais” diz ainda Maria de Fátima Dias. De que adianta apelar e sublinhar a importância do papel dos pais na comunidade escolar se, no dia a dia, o que se continua a constatar são sucessivos e sistemáticos atentados aos direitos de pais e alunos.
Do que adianta perder tempo em elaborar documentos muito bem escritos se não passam disso mesmo, na prática nada é aplicado, tudo é pagina virada e esquecida numa prateleira de um armário qualquer.
Os problemas reais e recorrentes continuam colados, como carraças e não há nada nem ninguém que consiga a sua exterminação. Vamos todos andando ao sabor e dissabor de um serviço público que fica sempre aquém dos mínimos exigidos, ao sabor e dissabor de caprichos mais ou menos velados, consoante a hora astral…
Que nome será adequado para classificar este artigo e o seu conteúdo ? Será “ publicidade enganosa “, “gato por lebre” ou “poeira para os olhos”?
Maria Vieira Silva