Olhares descomprometidos, mas interessados, sobre o Marco de Canaveses. Pontos de vista muitas vezes discordantes, excepto no que é essencial. E quando o essencial está em causa, é difícil assobiar para o lado.
17
Jun 12
publicado por João Monteiro Lima, às 12:55link do post

O blogue da JS Marco dispõe de um espaço, no qual todos os meses é debatido um determinado assunto. Neste mês, os jovens socialistas marcoenses pretendem debater o ensino superior.

Deixo aos leitores a apresentação do assunto deste mês e a apresentação dos autores. Deixo ainda o link para o blogue da js marco http://jsmarcodecanaveses.blogspot.pt/2012/06/tema-do-mes-junho-ensino-superior.html

 

Em Junho introduzimos algumas alterações no nosso espaço Tema do Mês. De Junho em diante a publicação dos textos será realizada à 6ª feira, uma alteração que visa a maior divulgação dos textos publicados e dos autores convidados, conferindo um eco aumentado através da sala de ressonância que é o fim-de-semana na blogosfera. Como tal, o primeiro texto deste mês será publicado hoje, a partir das 18h. Esperamos poder continuar a contar com a vossa atenção e fidelidade, assim como dilatar o número de leitores e opiniões relativamente aos assuntos em destaque.
Em Junho o Tema do Mês será o Ensino Superior. Numa fase do calendário em que os jovens começam a reservar uma porção considerável do seu tempo à preparação para exames nacionais (11º e 12º anos) e exames finais (Ensino superior) pensamo ser pertinente lançar a discussão em torno deste assunto através de um conjunto diferenciado de perspetivas, senão vejamos:
a) Dia 8 - Miguel Costa Matos: Hoje será abordado o acesso ao ensino superior pelo Miguel, o seu contributo incidirá em torno de assuntos de capital importância para os jovens que perspetivam o seu futuro académico e as escolhas que este compreende. O Miguel deixa-nos contributo que visa esclarecer os jovens quanto a alguns mitos e fatores de escolha inerentes às escolhas de acesso ao ensino superior. O Miguel Costa Matos é o presidente da Organização Nacional de Estudantes Socialistas do Ensino Básico e Secundário (ONESEBS), tendo já um extenso trabalho desenvolvido nesta área, representando, assim, uma das mais válidas opiniões, a NÍVEL NACIONAL, no que ao ensino secundário e acesso ao ensino superior concerne.
b) Dia 15 - Pedro Bragança: Jovem independente e não militante em nenhum partido político ou juventude partidária enriquece o debate em torno do ensino superior. Fazendo uma abordagem ao tema a partir de uma perspectiva "evolutiva" e completamente descomplexada acerca do estado do ensino superior Português. Através de uma abordagem assertiva o Pedro incide sobre assuntos fraturantes como Universidade vs Politécnico, Privado vs Público e Sustentabilidade e Qualidade do Ensino Superior, conferindo ao seu contributo um caráter muito construtivo e de enorme qualidade. Pedro Bragança é aluno do Mestrado Integrado de Arquitetura da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) e está atualmente em Buenos Aires (Argentina) a frequentar a Faculdad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo de Buenos Aires através de um protocolo bilateral entre ambas as instituições. Tendo sido presidente da Associação Estudantes da FAUP e membro da direção da Federação Académica do Porto (FAP) e ainda membro atual do Conselho Geral da Universidade do Porto, Pedro Bragança figura-se como uma das opiniões jovens mais pertinentes e assertivas sobre as problemáticas do Ensino Superior e de Arquitetura. Pedro Bragança é colaborador regular do Jornal Público, na página online direcionada ao público jovem: P3.
c) Dia 22 - André Lopes: O 3º autor mês, André Lopes, enveredará por uma perspetiva mais política do Ensino Superior. O seu contributo irá enaltecer a importância dos Núcleos de Estudantes Socialistas (NES) no contexto do Ensino Superior e remeterá ainda para as políticas educativas e as suas implicações no contexto estudantil. Num momento em que parece notório o divórcio entre cidadãos e políticos o trabalho dos NES é de especial importância e a sua área de intervenção - política - é igualmente importante, uma vez que as decisões políticas têm repercursões em todo o percurso académico dos jovens que, eventualmente, se refletirão após a sua inserção no mercado. O André Lopes é estudante de Engenharia Civil no Instituto Superior de Engenharia do Porto - Instituto Politécnico Porto (ISEP - IPP) e é coordenador de um dos mais proeminentes NES da cidade Invicta: o NES ISEP. O seu trabalho nesta estrutura tem sido inexcedível e a sua opinião, como tal, é de especial relevância no que ao Tema do Mês concerne.
d) Dia 29 - Luís Soares: Por último, mas não menos importante, o Luís Soares abordará a temática das associações académicas e a sua importância no meu estudantil. O seu contributo permitirá entrar em contacto com uma realidade por si experimentada de onde é possível extraír ensinamentos e experiências cuja aprendizagem se revelará fulcral no contexto profissional. Através de um texto construído com sentido de realidade e pragmatismo, o Luís Soares enaltecerá as virtudes que uma passagem pela Associação Académica de Coimbra (AAC) poderá conferir aos estudantes, complementando a visão do ensino superior. Luís Soares trabalha é licenciado em Turismo, Lazer e Património pela Universidade de Coimbra e trabalha em Londres, na Sony Europe. Foi um dos mais ativos membros da direção da AAC na sua passagem por Coimbra, bebendo dessa experiência um vasto conhecimento e experiência que irá, atenciosamente, partilhar connosco.
Os autores ficam apresentados, deixo-vos o convite e o apelo ao debate em torno dos contributos publicados, pois estes visam o esclarecimento do público jovem e podem ser um excelente ponto de partida para fantástica uma viagem pelo Ensino Superior. A todos os autores quero deixar, desde já, o meu agradecimento pelo tempo dedicado ao público marcoense e pelo contributo, muito positivo, para o conhecimento do mesmo
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