Olhares descomprometidos, mas interessados, sobre o Marco de Canaveses. Pontos de vista muitas vezes discordantes, excepto no que é essencial. E quando o essencial está em causa, é difícil assobiar para o lado.
10
Ago 12
publicado por João Monteiro Lima, às 23:55link do post | comentar

José Monteiro, Secretário-Geral da JSD Marco enviou-nos o seguinte comunicado que se transcreve:

 

Marco de Canaveses, 01 de Agosto de 2012

 

Comunicado

 

Assunto:  Um Boato injusto: Envolvimento da JSD no blog anónimo “Marcoense como Vós”

 

Caros Marcoenses,

 

Nos últimos dias têm surgido notícias na blogosfera marcoense, nomeadamente no blog: marcoense como Nós (texto Jaime Teixeira) e no blog Marco 2009 (texto João Lima Monteiro) de que um determinado blog anónimo intitulado Marcoense como Vós estaria associado a estrutura concelhia da JSD. Expressões como “os laranjinas no seu blog oficioso (e a coberto de um anonimato muito mal disfarçado), venham colocar a imagem de Manuel Moreira a par da de um jumento bastante parecido com aquele que dava cor a um famoso outdoor que foi mandado retirar e que chamava o mesmo nome a um ex-presidente da câmara.” (Jaime Teixeira in Marcoense como Nós) que levou a comentário de boato e colagem do referido texto aos jotinhas da JSD como responsáveis do dito blog e do texto sobre as primárias internas do PSD que colocariam Manuel Moreira e um “burro” a disputar essa suposta eleição.

Já João Monteiro Lima,  refere Depois do burro em 2009, a mesma trupe, não só não aprendeu com o erro, como reincidiu.”, utilizando as suas próprias palavras Não nos tomem por aquilo que são, essa era a vossa vontade.” Percebemos claramente que a vontade do autor seria a de envolver a atual equipa da JSD Marco de Canaveses no texto em questão. A lógica do autor seria de que os mesmos, ou seja, a JSD, que no passado teria colocado um cartaz onde mostrava um todo terreno responsável pela divida marcoense, seria hoje recordada no sentido de insultar um companheiro nosso.

 

Assim esclarecemos:

 

  1. A JSD Marco de Canaveses, bem como, os seus dirigentes, não tem qualquer relação direta ou indireta com o blog Marcoense como Vós.
  2. Repudiamos claramente a utilização do insulto como forma de ação política.
  3. Assim como repudiamos o ataque injustificado ao companheiro Rui Cunha Monteiro, a quem endereçamos os nossos respeitosos cumprimentos solidários. Repudiamos com maior vigor, a criação de um boato infeliz. Os autores Jaime Teixeira e João Lima pecaram pelo não apuramento dos factos. Acreditamos, que fossem influenciados por outros e que apenas tenham transmitido palavras não suas. É estranho que com o segundo haja uma relativa proximidade e relacionamento institucional saudável que sempre foi respeitado por nós até hoje. Mais que não fosse, os nossos contactos são públicos, não teria sido minimamente injustificado um contacto prévio à publicação dos textos insultuosos para com a nossa estrutura. Não aceitamos que coloquem em causa o bom nome da estrutura JSD! Esta organização tem desde 1974 ajudado na construção do país democrático em que vivemos. Seja ainda respeitado todos os dirigentes, militante e simpatizantes da organização política de juventude social democrata. Se voltar a acontecer, teremos de utilizar outros meios menos simpáticos para manter o bom nome que representamos digno.
  4. O interesse oculto dos referidos textos são claramente tentativa de criar divisões internas no seio do PSD Marco de Canaveses, tentando envolver a atual comissão política da JSD Marco de Canaveses. A JSD Marco não tem, e não terá atitudes que divida ou prejudique o PSD Marco no futuro ou qualquer dos seus dirigentes. Conhecemos e damos valor a palavra companheiros e estamos conscientes do seu dignificado. Sempre que discordarmos, ao contrário do que tentam, utilizaremos sempre os meios próprios e internos do partido para mostrar essa discordância.
  5. 5.      Temos vindo a ser acusados de ser seguidores, moreiristas, etc.. Estatutariamente as estruturas locais da JSD têm de dar apoio aos autarcas eleitos. Mais que não o fossem, a moral impera que assim seja. Sempre que a JSD tem vindo a público defender o atual executivo municipal tem-no feito de forma autêntica e responsável, sempre com a defesa do maior interesse dos marcoenses em mente. Para espanto dos menos atentos, nunca em tempo algum fomos direta/indiretamente contactados por nenhum membro do executivo municipal para escrever uma linha em sua defesa. É possivelmente um trabalho que não nos competia mas, fazemo-lo com gosto, porque temos orgulho no trabalho desenvolvido por todos os nossos autarcas. Percebemos que este tipo de etiquetas sejam mais um objetivo para fragilizar mas, mais uma vez os jovens sociais democratas mostram a sua diferença, enquanto uns se preferem afastar, nós mantemo-nos fiéis aos que como disse João Monteiro Lima no dia 25 de Abril pelo menos conseguiram que  …o Marco relembra Abril apenas pela 7ª vez.”
  6. 6.       Não estando em causa – pelo menos para já - a liberdade e a democracia, e quando se assiste a um ataque cerrado a direitos fundamentais, no campo laboral e social, saibamos resistir como os muitos de portugueses antes de Abril, e seremos capazes de construir uma vida melhor num Portugal de futuro.” (João Monteiro Lima, discurso 25/04/2012, comemorações do 25 Abril, Marco de Canaveses, fonte: Marco2009),  que assim seja, sempre.

Em nome do Marco!

 

 

 

 

 

 

Luís Pereira Pinto

Presidente da JSD Marco de Canaveses

 

 

tags:

Caríssimos,

Demagogias à parte, que o país já tem muitas atravessadas e precisamos de ser cada vez mais assertivos. E este período difícil será certamente uma excelente oportunidade para destilar os que efectivamente trabalham dos outros.

Luís sempre foste um bem-falante, que até estranhei não te teres destacado, e à tua CP, logo desde de inicio desta falta de chá. Pois certamente não terás tido conhecimento só agora.

Nuno Santos
Nuno Santos a 11 de Agosto de 2012 às 14:12

Caro Nuno Santos,

E tu sempre imprudente! Como podes analisar o mesmo esta datado (1 de Agosto de 2012)! Data no qual foi enviado para este blog! Apenas foi publicado 9 dias depois... As razoes nao as conheco...
Luis Pereira Pinto a 13 de Agosto de 2012 às 03:20

Caro Luís,

Não foi imprudência minha certamente, eu vi a data de suposta edição do documento. Só estranho que até o Márcio Magalhães, e bem, tenha sido mais célere numa resposta quando a JSD Marco era a principal visada.

Nuno Santos
Nuno Santos a 13 de Agosto de 2012 às 13:36

pesquisar neste blog
 
blogs SAPO