Olhares descomprometidos, mas interessados, sobre o Marco de Canaveses. Pontos de vista muitas vezes discordantes, excepto no que é essencial. E quando o essencial está em causa, é difícil assobiar para o lado.
12
Jan 13
publicado por António Santana, às 14:29link do post | comentar
Recebi dois Comunicados, um da CPD do PSD Porto e outro do Dr. Manuel Moreira que passo a transcrever :

" Comunicado
Em referencia às noticias vindas hoje a público,relativas ao processo autárquico do concelho de Vila Nova de Gaia, nomeadamente o envolvimento nesse processo do Dr. Manuel Moreira, a CPD do PSD do Porto, vem por este meio efetuar o seguinte esclarecimento :
-O Dr. Manuel Moreira tem sido um notável Presidente da Câmara do Marco de Canaveses nos últimos dois mandatos autárquicos;
-De acordo com a deliberação da CPN do PSD, aprovada em Conselho Nacional, os Presidentes da Câmara em exercício, que possam ser recandidatos nos seus municípios, serão os candidatos naturais e desejáveis às próximas eleições autárquicas, para que possam continuar o seu trabalho a favor das populações que os elegeram;
-Nos diversos contactos estabelecidos entre a CPD do PSD do Porto, e os Presidentes da Câmara em exercício, no que ao município do Marco de Canaveses respeita, o Dr. Manuel Moreira sempre manifestou junto desta distrital, que estaria disponível para protagonizar uma nova recandidatura ao município do Marco de Canaveses, sua terra Natal, e em momento algum, foi por ele equacionada qualquer outra possibilidade. Esse seu desejo, teve sempre o apoio incondicional desta CPD, pois é convicção desta CPD que também é o desejo da esmagadora maioria dos marcoenses;
-É assim totalmente especulativo, a equação de qualquer cenário diferente do referido anteriormente, pelo que não faz qualquer sentido, nem têm qualquer adesão á realidade uma qualquer "rejeição", de uma possibilidade que nunca existiu;
- O Dr. Manuel Moreira, pelo passado, pelo presente e pelo futuro que certamente terá como protagonista político do PSD, merece desta distrital, o respeito, e o apoio solidário e incondicional, no seu trabalho político em prol da população do concelho do Marco de Canaveses ;
Porto, 11 de Janeiro de 2013
O Presidente da CPD PSD Porto
Virgílio Macedo "

Comunicado

" A politica sem risco é uma chatice, sem ética é uma vergonha". Esta afirmação é de um grande político e estadista, fundador do Partido Social Democrata e Primeiro Ministro de Portugal, Dr. Francisco Sá Carneiro.
Procuro na minha vida política e pública seguir esta máxima. Infelizmente, verificamos que esta não é a praxis de muitos políticos portugueses, o que devemos e temos de lamentar.
Estou a desempenhar as funções de Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, desde finais de 2005, estando por isso a concluir o segundo mandato.
Após alguma reflexão ponderada, manifestei no passado mês de Dezembro, a minha disponibilidade ao PSD para ser candidato, pela terceira e última vez, a Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, nas próximas Eleições Autárquicas de Outubro de 2013, procurando assim continuar a desenvolver o projeto de "Mudança Tranquila" para este Concelho.
Foi, por isso, com total surpresa que vi nas edições do JN, nos dias 10 e 11 de Janeiro,notícias que anunciavam o meu nome como potencial candidato à Presidência da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e, simultaneamente, declarações de fontes da Distrital do PSD a rejeitarem essa mesma possibilidade.
Como já referi, a minha única disponibilidade foi afirmada aos órgãos dirigentes do meu partido, apenas e tão só, para o Município do Marco de Canaveses. Daí, ser totalmente incompreensível a utilização abusiva do meu nome na candidatura a outro Município que jamais equacionei.
Em política não pode valer tudo. A política faz-se com princípios, valores e convicções. É assim que sempre pautei a minha atuação política e lamento que tantos outros políticos, incluindo do meu partido, assim não procedam.
Mais uma vez, gostaria que ficasse bem presente que a minha total disponibilidade é continuar a servir a minha terra natal, Marco de Canaveses e os seus cidadãos.
Marco de Canaveses, 11 de Janeiro de 2013.
Manuel Moreira".

Dado que não pude transferir os documentos originais que me enviaram,e se por acaso houver alguma incorrecção nos textos, apresento as minhas desculpas.

Já há nome do PSD para as próximas eleições cá no Marco: Manuel Moreira.
Retiro parte do que disse num anterior comentário sobre uma eventual candidatura de um outro nome para o PSD.
Sérgio Pereira Coutinho a 13 de Janeiro de 2013 às 11:16

Já temos candidato, ou antes foi agora confirmado o que já se sabia, Manuel Moreira será novamente candidato à câmara de Marco de Canaveses.
Para já o primeiro nome a surgir na candidatura auatrquica de 2013, uma vez que mais nenhum outro nome apareceu mandatado por uma qualquer força política ou, como muitos....poucos queriam um independente. Será que a conversa que eu ouvi em Bragança umas semanas antes do Natal, tem o seu quê de verdade ?
Será mesmo que a federação distrital do PS/Porto pondera apresentar o Dr. Armindo Abreu ao nosso Município ? Qual será o pêso dos três putativos candidatos que se apresentam localmente para "alterar" tal situação. Como diz o ditado, quem muito quer muito perde.... Já agora e sobre o meu partido, que sempre teve candidato, embora muitos....pouquinhos desejassem o contrário, deixo uma palavra de "ânimo para eles; DEIXEM-SE DE FUTEBÓIS.....sim futebóis....
Saudações Social Democratas.
Joaquim Mota a 13 de Janeiro de 2013 às 17:46

Ó sr Joaquim Mota, o meu amigo lá por Bragança ouviu muita coisa, estou a ver. Não me diga que um dos nomes de um putativo candidato do PS que ouviu por lá e que por acaso já concorreu como independente pelo psd lhe causou algum receio nos danos que poderia causar.
Não há independentes a candidatarem-se, não se preocupe, esses irão com o seu eterno "mago", sim esse com quem o psd já esteve coligado.
Tenho pena, que não deixem o dr Manuel Moreira ser candidato a Gaia, o seu grande sonho ficará assim eternamente adiado, a câmara que não ganhou em 93, sim aí não quis saber da terra natal.
Não quero terminar sem realçar a guerrilha que também vai sendo travada no seio do psd, com que então "deixem-se de futebóis", que quererá isso dizer? Alguém sabe?
Anónimo a 14 de Janeiro de 2013 às 21:13

Ó Sr. Anónimo.....?????
Parece que ficou aflito com o que leu.....
Será que estão a passar o "rente" ao "seu" candidato ?
Quer tanto que Manuel Moreira seja candidato a Gaia para quê?
Ah pois, é que por cá não há candidato à altura, compreeendo....
Já agora, da próxima vez que comentar o "meu" post, identique-se pois, gosto sempre de saber quem é o "meu amigo", como V. Exa. se dirige a mim.......!!!!!!
Joaquim Mota a 15 de Janeiro de 2013 às 16:36

Se o Sr Manuel Maria Moreira quer, de facto,bém à sua Terra Natal (Marco de Canaveses), então... retrire-se e deixe de afundar mais o nosso concelho.
A Bém do Marco de Canaveses, não se recandidate.
BASTA de destruir o Marco.
Se gosta deste concelho, demita-se, ou na pior das hipóteses, não se recandidate.
Boa Viagem Sr Manuel Maria.

Alves dos Santos
Alves dos Santos a 14 de Janeiro de 2013 às 00:03

Deixem Manuel Moreira ir concorrer a Vila Nova de Gaia. Não podemos exigir-lhe que fique por mais um mandato uma vez que ele ama aquela terra. É hora da Mudança Tranquila se transferir para onde Luís Filipe Meneses mais ordena. Nós, marcoenses, ficamos muito bem entregues a José Mota. José Mota vai em frente tens aqui a tua gente!
PSD a 14 de Janeiro de 2013 às 19:15

pesquisar neste blog
 
blogs SAPO