Olhares descomprometidos, mas interessados, sobre o Marco de Canaveses. Pontos de vista muitas vezes discordantes, excepto no que é essencial. E quando o essencial está em causa, é difícil assobiar para o lado.
15
Abr 09
publicado por J.M. Coutinho Ribeiro, às 13:08link do post

Concordo com José Carlos Pereira (post abaixo): objectivamente, os textos de apresentação das figuras que acompanham Norberto Soares são fraquitos. Mas não tenho tantas certezas de que não sejam eficazes.

(Do mesmo modo que não tenho a certeza de que os cartazes de Ferreira Torres - que são medonhos - não sejam eficazes.)

Os textos em causa inserem-se num estilo muito amador, que tem marcado a forma amadora de NS estar na política, que mais assemelha a sua candidatura a uma candidatura de Junta de Freguesia.

Creio, contudo, que este é - com o tom paroquial e a ajuda dos padres - o grande trunfo eleitoral de Norberto Soares. Dai que tenha estranhado sua disponibilidade para uma candidatura - "profissionalizada" - pelo PS; daí que tenha estranhado o tom demasiado duro do seu ataque recente a Manuel Moreira.

Se fugir deste registo que é a sua imagem, NS não tem nada a ganhar e terá muito a perder.

Era como se, por exemplo, Manuel Moreira começasse a ser, agora, uma pessoa menos enfatuada e começasse a usar jeans e a fralda de fora. Todos sabemos que foi por ser enfatuado que deslumbrou os marcuenses e ganhou as eleições.

(A iniciativa de NS de fazer reuniões para discutir matérias sectoriais parece-me bastante boa. Ainda que possam não sair de lá grandes ideias, tem a vantagem de envolver as pessoas num projecto comum).


Caro Coutinho Ribeiro, parece-me que desta vez estavas pouco inspirado quando escreveste este texto, isto, para além do muito mau gosto ao ilustrares um post sobre Norberto Soares, com uma imagem que me parece corresponder a uma qualquer desconhecida confraria e dares-lhe o título que deste.
Nunca ouvi em qualquer discurso de Norberto Soares qualquer alusão a religiões ou padres (quem costuma andar com um clérigo atrelado não é ele) nem tão pouco é usual que o faça sequer entre amigos.
Quanto à falta de profissionalismo na política considero isso um elogio e espero que o Norberto também. Se ser profissional da política é utilizar discursos agressivos, insultuosos e mentirosos, nunca ter feito outra coisa na vida para além de andar colado a um ou mais partidos, nunca ter exercido qualquer profissão nem se lhe conhecer habilitações para tal, ele não é, mesmo profissional da política. Contudo o seu currículo profissional é invejável. A par dos diversos cargos que já exerceu, desenvolveu uma carreira empresarial que está à vista de qualquer um. Pediu a demissão do cargo de director que exercia num laboratório de renome internacional, para ocupar o cargo de vereador e quando, mais tarde, regressou a essa actividade, não lhe faltaram convites e hoje, exerce o mesmo cargo de director noutro grande laboratório. Achas que é porque tem falta de profissionalismo? Não me parece, estas multinacionais não brincam com estas coisas. E muito menos é por ser católico praticante assumido, não te parece? Ele possui capacidade de trabalho, espírito de liderança, inteligência e humildade, características que me parecem suficientes para garantir um bom desempenho em qualquer cargo, público ou privado.
Quanto a achares que das reuniões de trabalho que estão a realizar não deverão sair grandes ideias é a tua opinião mas antes de opinares deverias falar com quem lá esteve. É como se chamasses incompetentes a 80 pessoas ao mesmo tempo e podes crer que estás completamente errado, apareceram grandes e boas ideias e que serão as eleitas pelos Marcoenses para nortearem o nosso Concelho nos próximos 4 anos.
Maria Helena a 15 de Abril de 2009 às 15:09

Vamos por partes:
1. Dizer que a campanha de NS revela algum amadorismo é, efectivamente, um elogio. E mais: resulta do meu texto que entendo que esse é um trunfo de NS.
2. Não digo em lado nenhum que NS anda atrelado aos padres. O que digo - porque mo dizem - é que é bem visto entre a classe. O que também é um importante trunfo eleitoral, embora eu goste pouco de ver este tipo de misturas (de que NS certamente não tem, culpa);
3. Em lado nenhum aludo ao percurso profissional de NS. O que sei dele é o que me contam pessoas que trabalham com ele e dizem-me bem;
4. Quanto à ilustração: num blogue local sobre política os protagonistas são sempre os mesmos. Logo, ou não se ilustram os postais (como fa JCP), ou tem de haver alguma criatividade artística, sob pena de se estar sempre a repetir fotos. Eu opto pela via da criativiodade artística: umas vezes é mais conseguida, outras nem tanto.
5. Eu não disse que as reuniões sectoriais não dão boas ideias. O que eu disse é que mesmo que não dêem (é difícil quando o grupo de pessoas é tão alargado) são uma boa iniciativa, porque envolve as pessoas.
Abraço. E volta sempre.

Claro que volto e agradeço a rapidez com que respondeste pois sei que deves estar numa corrida acelerada para chegares a horas ao Dragão. Apesar de Benfiquista (mais um defeito, vão dizer) desejo toda a sorte do mundo ao teu FCP.
Maria Helena a 15 de Abril de 2009 às 18:09

Realmente não costumo ser tão rápido a responder. Pelo menos durante o dia. Mas calhou...
(Não correu bem com o FCP...)

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar neste blog
 
subscrever feeds
blogs SAPO