Olhares descomprometidos, mas interessados, sobre o Marco de Canaveses. Pontos de vista muitas vezes discordantes, excepto no que é essencial. E quando o essencial está em causa, é difícil assobiar para o lado.
28
Abr 09
publicado por J.M. Coutinho Ribeiro, às 13:03link do post

 

Quando, por 2004 - ainda vereador do PSD -, a maioria CDS-PP decidiu avançar com o plano de reequilíbrio financeiro da Câmara, as reuniões foram tumultuosas. Bravas, mesmo. Com episódios caricatos à mistura. Um deles, foi protagonizado por Ferreira Torres, que tentou esquivar-se à reunião de Câmara, mas acabou por ter de ir, aos murros na porta do Salão Nobre para chegar a tempo. Outro, foi protagonizado por Lindorfo Costa, o 'cérebro' das finanças locais, que foi à Rádio Marcoense justificar a falência técnica do Município numa longa entrevista (os vereadores da oposição não tiveram direito a exprimir-se sobre a matéria). Da entrevista de Lindorfo retive uma expressão que usou para justificar a falência: «No Marco está tudo feito, talvez falte tapar uns buraquinhos por causa dos tacões finos dos sapatos das senhoras» (cito de cor). Ri. E escrevi um texto de última hora sobre o assunto para o extinto "Notícias do Marco".

Todos nós sabemos que no Marco não está tudo feito. Nem por sombras. Mas era um bom discurso de despedida, de quem achava que, assim, se justificavam as contas do Município.

Acontece, porém, que, por ironia do destino, Ferreira Torres e Lindorfo Costa estão de regresso anunciado. É certo - e sabido - que eu não morro de entusiasmo pela obra de Manuel Moreira, mas não me consta que o homem tenha estragado a obra feita pelos seus antecessores. Logo, não se percebe, ao que vem a dupla Torres/Costa. Se está tudo feito, que querem fazer eles? Ou será que, quatro anos depois, descobriram uma nesga de humildade e de imaginação para aceitarem que está quase tudo para fazer? Esperemos, pois, que nos digam ao que vêm estes engenheiros-de-obras-feitas.

 


Permita-me que faça uma correcção: estará "quase tudo" feito. Se bem me lembro, falta ainda terminar uma casa, com quinta à volta, localizada nas margens de uma avenida que sobe bastante. Do meu quarto tinha vista privilegiada sobre esta "grande obra" incompleta.
Alguém me disse em tempos que aquilo seria um centro de estágio!...
Pedro Bessa a 29 de Abril de 2009 às 10:22

Penso que não cometo qualquer inconfidência se adiantar que a Inspecção-Geral das Autarquias Locais deu bastante atenção a essa obra e a tudo o que a envolveu. Quando o relatório for publicado, como desafiei a Câmara a obter autorização para o fazer, os marcoenses poderão avaliar por si mesmos.

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar neste blog
 
subscrever feeds
blogs SAPO