Olhares descomprometidos, mas interessados, sobre o Marco de Canaveses. Pontos de vista muitas vezes discordantes, excepto no que é essencial. E quando o essencial está em causa, é difícil assobiar para o lado.
29
Abr 09
publicado por João Monteiro Lima, às 17:45link do post | comentar

Foi conhecida, hoje, em Santo Isidoro, a lista independente à JF encabeçada por Agostinho Baldaia. Este movimento, dito independente, conta com o apoio de Norberto Soares e de Manuel Moreira. O que prova a elasticidade política quer de Agostinho Baldaia (joga em dois tabuleiros), quer do movimento de NS (que disse o que disse de Moreira) quer de MM (sem candidato do PSD, não se inibe de apoiar quem está com um adversário). Falta saber se ainda contará com o apoio do movimento de Avelino Ferreira Torres, visto que o interessa é ganhar, de qualquer maneira. Sobre a (in) dependência de Agostinho Baldaia e seus pares estamos conversados.

Tanto quanto se sabe o PS apresentará em breve o seu candidato, sendo que o nome mais falado é o de Rodrigo Lopes, não estando ainda confirmado.

A CDU volta a apostar em Jorge Baldaia, empresário, ex-Presidente da JF de Santo Isidoro, candidato que ficou a escassos 30 votos da vitória em 2005. Dentro de mais alguns dias, a CDU apresentará os nomes que acompanham Jorge Baldaia.


Essa de Norberto Soares e Manuel Moreira apoiarem o mesmo candidato à Junta não lembra ao diabo. Nem lhes fica bem a eles, nem ao próprio candidato que aceita todos os apoios.
José Carlos Pereira a 29 de Abril de 2009 às 19:39

Creio que as pessoas estão a dar demasiado valor aos apoios... não será dor de cotovelo de um ter dois e os outros nao ter nada? Não conheço pessoalmente ninguem, mas nao acho nada descabido... Como se comentou por ai...
lilianafreiras a 30 de Abril de 2009 às 12:48

Há candidatos a quem pouco interessa quem apoiam ou por quem são apoiados. Interessa é ganhar seja qualquer for a forma.
Não será de admirar se virmos Moreira, Norberto e Torres todos juntos em Santo Isidoro.
João Monteiro Lima a 29 de Abril de 2009 às 21:26

É verdade o que diz, mas o cenário que adianta seria lamentável. Para todos.

Ao longo de muitos anos Santo Isidoro foi presidida por Jorge Baldaia que muito fez pela freguesia, nomeadamente, foi a primeira freguesia do concelho, exceptuando o centro da cidade, a ter água canalizada, não tendo a câmara pago nada. Este sim era um homem que se candidatava, e pelos vistos candidata, creio que com "amor à camisola", pois durante todos os anos que lá exerceu o cargo de presidente não recebeu nenhum vencimento a que tinha direito, nem ele nem os restantes eleitos da CDU, dinheiro esse que deu para comprar um terreno bastante grande onde se realizam várias provas, como dentro de dias uma corrida de cavalos a contar para o campeonato regional. Penso que cada vez menos há pessoas assim que sentem a necessidade de fazer alguma coisa pela freguesia sem disso tirarem o proveito para eles próprios. E em Santo Isidoro já não vejo isso à cerca de oito anos. Tudo isto para dizer que também não me admiraria nada de ver todos os candidatos de direita candidatos à câmara do Marco juntos em Santo Isidoro. Mas como escreveu o João Lima no seu post aqui à dias "O povo é quem mais ordena" e nós estaremos cá para ver o que ele nos diz.
jmm a 29 de Abril de 2009 às 22:24

"O povo e' quem mais ordena", mas infelizmente tem memoria curta. Oxala' o meu pessimismo seja infundado e o povo recorde o tempo em que a freguesia se juntou para rasgar caminhos, ceder terra para alarga'-los, dos fontanarios finalmente a jorrar 'agua..enfim, de pequenos detalhes que fizeram a diferenca no dia-a-dia das pessoas.
Que o povo se recorde desses bons tempos, com Jorge Baldaia na Junta e toda uma equipa de homens honrados que serviram a sua terra com os proprios punhos. Sem pretensiosismos, sem "maquinas partidarias".
Cristina Baldaia a 13 de Maio de 2009 às 06:45

Caríssima Cristina,
Plenamente de acordo consigo. Não pode ser desperdiçada esta oportunidade.

Quanto ao candidato do PS, não me acredito muito que seja Rodrigo Lopes, que toda a gente sabe já foi candidato da CDU à câmara municipal tendo antes feito parte da junta de freguesia de Santo Isidoro, penso que como tesoureiro de Jorge Baldaia. E pelo que sei Rodrigo Lopes pouco tem andado para os lados de Santo Isidoro, o que revela pouca afinidade pela sua terra natal.
jmm a 29 de Abril de 2009 às 22:49

O leitor desconhecerá que Rodrigo Lopes é militante do PS há já alguns anos e que até integra o secretariado da concelhia socialista (ver http://www.psmarco.net/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=49&Itemid=100).

Caro José Carlos Pereira, por acaso não desconheço esse facto e talvez por má estruturação do comentário o tenha levado a pensar que ele não seria candidato por já ter estado ligado à CDU, mas o verdadeiro motivo seria ele andar "desligado" da freguesia à já vários anos.
jmm a 29 de Abril de 2009 às 23:45

Sendo um fiel seguidor deste blogue e sendo um admirador do trabalho realizado gostaria de conhecer, se me é permitido, qual a opinião dos candidatos, ou possíveis candidatos, não só a esta junta de freguesia, mas também a todas as outras. Fica a sugestão. Era interessante
jmm a 29 de Abril de 2009 às 23:32

Caro João reconheço que hesitei em comentar este teu post pois diz respeito à realidade de uma freguesia que desconheço e envolve o nome de um candidato (Agostinho Baldaia ) cuja a personalidade desconheço. Contudo não posso deixar de notar aqui que Agostinho Baldaia esteve presente numa sessão de trabalho do movimento de Norberto Soares (NS), na qual eu também estive. Não o conhecia mas na altura da distribuição da tarefa de recolha de assinaturas, indispensáveis à formalização da candidatura de NS , recordo-me que o seu nome foi chamado e penso que ele se dispôs a recolher cerca de 100 assinaturas mostrando assim o seu envolvimento e comprometimento no apoio da candidatura 'Um Marco de Verdade' de NS . Pelo que sei nessa sessão de trabalho estavam mais alguns elementos dessa lista à JF Sto . Isidoro e acho que eram alguns dos primeiros nomes dessa lista. Agora sendo essa lista um movimento de cidadãos é possível que outros à falta de melhor se queira 'empoleirar' manifestando o apoio à dita lista. As 'movimentações' foram 'fortes' e as tentativas por demais, mas a realidade é a que aqui relato e se as coisas não mudaram entretanto, e pelo que sei não, Agostinho Baldaia apoia NS e a sua candidatura, se outros lhe 'oferecem' apoio e ele é 'aceite' ou não isso é algo que já me ultrapassa. Mas sobre isso transcrevo as tuas palavras sobre o apoio de Manuel Moreira a Agostinho Baldaia : "sem candidato do PSD, não se inibe de apoiar quem está com um adversário", disseste tudo 'está com o adversário'. O que aqui escrevo reafirma o que já disse noutros comentários: provavelmente são este tipo de 'tentativas' destabilizadoras que levaram NS a responder como respondeu no seu blog. Se calhar, digo eu. Uns dizem que foi um escrito 'violento' no tipo de abordagem, mas como acredito no que foi relatado e à falta de prova em contrário (ou pelo menos uma justificação cabal de quem de direito), continuo a dizer que apenas a mentira é violenta, a verdade é sempre desejável, formas e tipos de abordagem neste caso são sempre minudências.
Nuno Pinto a 30 de Abril de 2009 às 01:24

Posso estar enganado, mas penso que a maior parte das pessoas ainda não entenderam que eleições autárquicas não são guerras partidárias e o objectivo é defender os interesses do povo marcuense.
Não vejo por isso mal nenhum, no facto de vários partidos ou movimentos apoiarem o mesmo candidato a uma junta de freguesia. Considero isto um sinal de inteligência e dedicação.
A Santo Isidoro ou a outra qualquer freguesia o que mais interessa é colocar no lugar a pessoa certa, a mais capaz, independentemente do partido ou movimento a que pertence.
Uma eleição não é uma guerra, nem uma freguesia pode ser prejudicada só porque os partidos não se entendem.
De resto, este é o melhor sinal de que Norberto Soares é mesmo independente.
Não fiquem por isso tão alarmados porque há mais freguesias cujos candidatos são apoiados por vários partidos e movimentos.
telmo ferraz a 30 de Abril de 2009 às 12:20

Caro Telmo, penso que os apoios de cada um dizem muito sobre quais são os seus tipos de ideais ou qual o modo como governará. Quanto a ser um sinal de dedicação e inteligência até concordo porque assim pode jogar com o facto que se um não ganhar pode ser que ganhe o outro e assim estarão bem. Lembremo-nos que nessa freguesia há oito anos houve uma lista do CDS e passados quatro anos essas mesmas pessoas já eram independentes, com o apoio de Manuel Moreira, PSD, pois sentiram que estando encostadas ao CDS podia calhar mal e estariam um pouco desamparados.
Quanto ser o melhor sinal de que Norberto Soares é realmente independente, não entendo se me pudesse explicar talvez lhe desse razão.
Quanto a não ficar alarmados penso que ninguém ficou só achamos que não será muito correcto esse acumular de apoios de dois candidatos que ainda há dias se atacaram.
jmm a 30 de Abril de 2009 às 19:24

Caro João Lima


“Tão cedo e já com medo ……”

Será que o CDU de Santo Isidoro precisa de advogado de defesa?

Num sentido muito resumido e em bem poucas palavras vou elucida-lo da forma de estar na vida como independente. Independência para todos os seres, significa ou deveria significar:
Liberdade;
Responsabilidade própria;
Intelectualidade;
Pensamento e expressão próprio individuo;
Ideologia diversificada;
Pensamento e acção à medida;
Entre muitos estados de espíritos próprios, é claro;

Dependência partidária, significa:
Tudo menos ser quem se é. Compreende?


Com a presente, espero que compreenda a razão da presente lista ser apoiada por mais que um candidato à Câmara Municipal do Marco de Canaveses.
marco a 30 de Abril de 2009 às 21:16

Caro "Marco",
Penso que será de Santo Isidoro dada a forma como defende a lista independente, ou então será um apoiante de Norberto Soares.
A CDU de Santo Isidoro nem a CDU do resto do concelho precisa de advogado de defesa. Também não estou com medo algum.
Conheço os candidatos e sei do que são capazes, não voto eu Santo Isidoro, se votasse a escolha seria Jorge Baldaia. Sem dúvida alguma.
O candidato independente é, naturalmente, uma segunda escolha. Não acredito que a 1ª escolha de Norberto Soares não tivesse sido Alcino Vieira (AV). Não tentem dizer o contrário, porque esta é a verdade. NS sabe que AV era um melhor candidato e acredito que terá tentado convencer AV a recandidatar-se.
Agradeço, mas não preciso de ser elucidado sobre independência nem sobre dependência partidária. Ao considerar que dependência partidária é "tudo menos ser o que se é" estamos em desacordo. Entendo que um candidato ou uma lista de candidatura (é disso que estamos a falar) pode ser apoiada por um partido e não estar dependente dele. Será que NS porque foi candidato apoiado por um partido estava dependente desse partido? Então em 2005 NS era tudo menos quem dizia ser? A ser assim, quem é o verdadeiro NS? O de 2005 (quando era apoiado pelo CDS) ou de 2009?
O que o candidato pretende é tentar garantir o apoio de um eventual Presidente de CM. Da parte dos candidatos à CM tentar garantir mais um voto na Assembleia Municipal. Estratégia errada.
Um Presidente de JF (que eu acredito que A. Baldaia não será) não deve ser “subserviente” perante o Presidente da CM, nem este deve trabalhar só para os que estão consigo.
Já agora o que fará A. Baldaia se ganhar Manuel Moreira abandonará NS?
Também neste ponto (dos apoios, do jogar em dois lados para tentar ganhar um) Jorge Baldaia é melhor candidato.

Boa tarde

Não sou de Santo Isidoro, e não tenho interesse algum na lista independente. No entanto não vejo mal nenhum no apoio declarado por dois candidatos à Câmara Municipal (N S / Dr. M M), muito pelo contrário. O mal existe em candidatos que hoje são CDU e amanhã PS filiados, pior ainda, são candidatos pelos dois partidos apenas e só com um desfasamento de 4 anos. Isto sim, é grave.
Onde está o ser?
O interesse é pessoal ou da freguesia?
Quanto à escolha de Agostinho Baldaia, garanto-lhe tratar-se de uma candidatura espontânea e não da escolha de qualquer um dos candidatos à CM.
Pela presente leitura deduzo que não conhece bem o Sr. Agostinho Baldaia, caso contrário não faria comparação com Alcino Vieira. Este ultimo teve sempre o caminho aberto, mas como sabe “o povo é quem mais ordena” e não perdoa o que se passou à 4 anos. Como não vai perdoar ao candidato da CDU (Jorge Baldaia).
Como cidadão Português, apelo ao bom senso de todos os eleitores de Santo Isidoro, bem como, de outras freguesias que têm vindo a ser gravemente penalizadas pelos interesses particulares dos candidatos e presidentes eleitos.

Grato pelo vosso espaço, com os meus melhores cumprimentos.

Marco
marco a 3 de Maio de 2009 às 21:23

Caro leitor Marco,

A gravidade que dá ao facto de um candidato ser de um partido e 4 anos depois passar para outro terá que respondida por quem de direito.
Saberá o leitor que Alcino Vieira foi primeira escolha?
Conheço Agostinho Baldaia. Embora conheça melhor AV de quem sou amigo. Reconheço a AV qualidades para ser Presidente de JF.
Quanto à estagnação da freguesi, recordo o leitor que foi um eleito do PS (posso dizer o nome) que condicionou uma solução para o caso.
Há que aceitar as posições de AV e da CDU e do 1º eleito do PS. Estranha foi a indecisão em que ficou o outro eleito do PS. Confirme esta informação com AV ou outros memebrols da lista de AV

Meu caro João, se calhar não é do teu tempo, mas não há muitos anos FT dizia em Santo Isidoro, na presença do empresário Jorge Baldaia, na altura candidato á assembleia de feguesia, votem em mim para a câmara e no sr Jorge para a junta.
alcino jorge a 15 de Junho de 2009 às 22:14

pesquisar neste blog
 
blogs SAPO